- PUBLICIDADE -
InícioLegislativoCâmara dos DeputadosComissão aprova política social para adultos vulneráveis

Comissão aprova política social para adultos vulneráveis

02/06/2022 – 21:34  

Billy Boss/Câmara dos Deputados

Garcia: muitas vezes, a reinserção da pessoa na comunidade não é possível

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou a criação de programas socioassistenciais públicos voltados a pessoas entre 18 e 59 anos com dependência para atividades básicas ou instrumentais da vida diária – como se alimentar ou fazer necessidades fisiológicas – e que tenham vínculos familiares ou comunitários rompidos ou fragilizados.

Trata-se do Projeto de Lei 10959/18, do deputado Patrus Ananias (PT-MG), que também autoriza o acesso deste grupo a instituições de longa permanência para adultos.

O texto amplia para adultos vulneráveis o rol de atendidos pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), que prevê a criação de serviços socioassistenciais para crianças e adolescentes em situação de risco e para população de risco.

O relator, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), afirmou que o projeto é fundamental para a proteção de um grupo populacional que ainda não conta com serviços específicos no âmbito da política pública de assistência social.

“Embora seja inquestionável que, em princípio, a melhor solução é a reinserção das pessoas no ambiente familiar ou comunitário, nem sempre sua adoção é possível. A proposta preenche lacuna relevante na proteção social dos mais vulneráveis”, disse.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Ana Chalub

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Comentários

[wce_code id=1]
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -