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Projeto de Colégio Cívico-Militar une empreendedorismo e sustentabilidade

No projeto do Centro Educacional 308, os alunos plantam e vendem hortaliças para a comunidade

Por Andressa Rios, Ascom/SEEDF

 

 

De acordo com a norma, empreendedorismo é o aprendizado pessoal que, impulsionado pela motivação, criatividade e iniciativa, capacita para a descoberta vocacional, a percepção de oportunidades e a construção de um projeto de vida. É por meio desse conceito que os alunos do Colégio Cívico-Militar Centro Educacional (CED) 308 do Recanto das Emas participam do projeto ‘Empreendedorismo Jovem’, de horticultura, cujo trabalho é dedicado ao cultivo de hortaliças, que são consumidas frescas, geralmente na forma de folhas, caules ou raízes. Os alunos plantam, cultivam e depois vendem as hortaliças para a comunidade do Recanto.

 

O projeto vai de encontro com a Lei Distrital nº 7.416/2024, de autoria do deputado Martins Machado (Republicanos), que busca desenvolver competências e atitudes empreendedoras em estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino do DF.

 

A professora de história do CED 308 Lucyanne Negreiros reforça a importância desse tipo de projeto para o colégio e para os estudantes. “Vejo que esse programa é muito importante para a escola, pois tem preparado nossos jovens para essa realidade do empreendedorismo. Eles têm mais compromisso e dedicação. Além de mostrarem talentos e potenciais que às vezes não são tão explorados dentro da sala de aula”.

 

Para a estudante do 3º ano do Ensino Médio Nicole Viana, participante do projeto de empreendedorismo do colégio, é importante ter uma visão mínima sobre o mercado de trabalho. “É um trabalho muito produtivo e legal de fazer. É bom ter uma ideia de como é o mercado de trabalho, principalmente na nossa área aqui de vendas, que a gente pode utilizar de várias formas”.

 

Algumas das diretrizes são seguidas para o incentivo ao empreendedorismo no Ensino Médio, como: a busca pela elevação da escolaridade com aula teóricas e práticas sobre empreendedorismo; o esforço pela preparação dos grupos na real transformação para futura inserção no mercado de trabalho, renda e desenvolvimento profissional; o encorajamento na concepção de planos produtivos sustentáveis; o estímulo à subvenção a empresas que empregarem alunos participantes, entre outras.

 

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

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