A taxa de licenciamento deve ser paga junto a última parcela ou cota única do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). O boleto pode ser acessado pelo site do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), Portal Expresso, aplicativo Detran GO ON ou ainda em um dos mais 200 pontos de atendimento presencial.
Para prevenir golpes virtuais em períodos de vencimento, o Detran-GO alerta para que os proprietários de veículos acessem apenas os canais oficiais (https://goias.gov.br/detran , http://expresso.go.gov.br e Detran GO On) e lembra que não envia boletos pelos Correios ou e-mail.
Outra dica importante é que o contribuinte sempre deve digitar o endereço. A busca por ferramenta pode levar a sites falsos que patrocinam anúncio para aparecerem no topo da pesquisa. Ainda, o Detran não aceita Pix como forma de pagamento, os meios são sempre Documento Único de Arrecadação (DUA) ou boleto bancário.
O atraso no pagamento resulta em juros sobre o IPVA e correção no valor do licenciamento.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro transitar com veículo sem estar devidamente licenciado é infração gravíssima. Além dos sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, há a penalidade de multa no valor de R$ 293,47.
Licenciamento anual de Veículos
O licenciamento anual de veículos é o processo de renovação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que é um documento obrigatório para a circulação de veículos. O licenciamento é uma forma de garantir que o veículo está em condições de segurança e ambientais para circular nas ruas e estradas do país.