Preferência do pedestre já constava no Código Nacional de Trânsito, de 1966; Brasília foi pioneira em transformá-la em modelo de cidadania e proteção à vida, reduzindo em 69% as mortes por atropelamento no DF
Zélia Ferreira
(Brasília – 1º/4/2025) – No dia 1º de abril de 2025, Brasília comemora 28 anos de respeito ao pedestre na faixa. Em homenagem à data, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizou, das 5h30 às 8h, o Café na Faixa em frente à Igrejinha da 107 Sul – local onde aconteceu a primeira ação educativa com foco no uso da faixa de pedestre. E, das 9h às 14h, houve ação comemorativa na faixa de pedestres da Plataforma Superior da Rodoviária, em frente ao Conic. Além de comemorativa, as atividades tiveram como objetivo relembrar os condutores sobre a preferência de travessia do pedestre e incentivar os pedestres a realizarem a travessia sempre na faixa.
A obrigatoriedade de dar preferência ao pedestre na faixa a ele destinada já constava desde no Código Nacional de Trânsito, de 1966. No entanto, essa regra ficava só na teoria e, em 1º de abril de 1997, com a Campanha Paz no Trânsito, foi realizado um grande esforço do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, em parceria com a Polícia Militar e o Departamento de Estradas de Rodagem, para sensibilizar os condutores a respeitarem o pedestre na faixa e ensinar o pedestre a atravessar nos locais sinalizados para sua própria segurança.
“Respeitar o pedestre na faixa é muito mais que um comportamento cidadão. É uma atitude de respeito à vida. E disso o brasiliense entende muito bem! Por isso, esse hábito tem se tornado cada vez mais motivo de orgulho para Brasília e para todos que aqui vivem, sendo reconhecido como patrimônio cultural imaterial do DF”, destaca o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini.
Proteção à vida
Durante esses 28 anos, a implantação de faixas sinalizadas e o uso correto delas salvaram muitas vidas. De acordo com a Gerência de Estatística do Detran-DF, desde 1997, quando Brasília se consolidou como a capital da travessia segura na faixa, as reduções foram expressivas: no primeiro ano, o número de pedestres mortos caiu de 266 (1996) para 202 (1997), representando 24% de redução. E de lá para cá, a quantidade de pedestres mortos tem sido cada vez menor, mesmo com a crescente frota de veículos e da população do DF.
Apesar da frota de veículos ter triplicado nestes 28 anos, passando de 605 mil veículos (1996) para 2.113.453 veículos (2025), a quantidade de pedestres que perderam a vida no trânsito do DF, em 2025, foi 69% menor que em 1996, caindo de 266 para 82 mortes por atropelamento. E, dessas 82 mortes, somente uma ocorreu na faixa de pedestre – o que mostra que a faixa de pedestre é realmente o lugar seguro para a travessia. Por outro lado, os dados mostram que uma grande quantidade de pedestres continua atravessando fora da faixa, resultando em 98,8% das mortes por atropelamento ocorridas em 2024: 82 pedestres.
Mais educação
As campanhas educativas desenvolvidas pelo Departamento atuam em duas frentes de conscientização: uma voltada aos condutores, destacando a necessidade de respeitar o pedestre na faixa, dando-lhe sempre a preferência; e outra focada no pedestre, lembrando-o da importância de atravessar sempre na faixa, fazer o sinal de vida e aguardar os veículos pararem para depois entrar na via, segurar as crianças pelo punho, usar roupas claras à noite e não utilizar fones de ouvido ou fazer uso do celular enquanto realizam as travessias.
Novas faixas
Além de ampliar a quantidade de faixas no último ano – passando de 4.356 para 4.484 em todo o DF, o Detran-DF revitalizou 3.686 faixas (88%) em 2024 e outras 590 agora em 2025. Também foram instaladas 256 placas de sinalização das faixas em 2024 e outras 40 neste ano. Nos próximos dias, outras 143 faixas passarão por revitalização nas vias urbanas do Distrito Federal.
Desrespeito
Quem desrespeita o direito do pedestre, previsto no artigo 214 do Código de Trânsito Brasileiro, deixando de dar-lhe a preferência de passagem quando ele se encontra na faixa, comete infração gravíssima penalizada com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
As equipes de fiscalização têm atuado de forma constante e, em 2024, autuaram 7.895 condutores, sendo 1.330 só nos meses de janeiro e fevereiro. Nos dois primeiros meses de 2025, já foram realizadas 1.759 autuações.
Ao longo do dia, os agentes de trânsito estarão em viaturas distribuídas em 56 faixas de pedestres a fim de reforçar ao condutor a necessidade de dar a preferência de passagem ao pedestre. Serão 15 viaturas da região Metropolitana, 14 da Oeste, 13 da Sul, nove da Leste e cinco da Unidade de Motociclistas Operacionais de Trânsito.
Fonte: DETRAN – DF