Uma escuta ativa e humanizada, que vai ao encontro da população. Essa é a missão do projeto Atendimento em Movimento, em funcionamento desde julho deste ano e que atendeu mais de 600 pessoas em sete regiões administrativas do Distrito Federal.
Instituído pelo Governo do Distrito Federal (GDF), o serviço conta com duas vans, que funcionam como uma espécie de unidade móvel da Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac-DF) em todas as 35 regiões administrativas. Os veículos são devidamente equipados com computador, frigobar, armários, cafeteira, e acesso adaptado para pessoas com deficiência ou alguma dificuldade de locomoção, proporcionando um ambiente confortável e acessível para todos.
“O Atendimento em Movimento é uma forma de estarmos presentes onde a comunidade mais precisa, promovendo um diálogo direto entre população e governo. É importante direcionar e esclarecer informações sobre os programas e ações de governo”
Clara Roriz, secretária de Atendimento à Comunidade
Em um mês e meio, o projeto já atendeu a população de Samambaia, Varjão, Paranoá, Itapoã, Jardim Botânico e Plano Piloto. Nesta quarta-feira (21), as equipes da Seac-DF foram ao Gama identificar as demandas mais urgentes da população da cidade, fortalecendo o vínculo entre a comunidade e o poder público, conforme ressalta a secretária da pasta, Clara Roriz.
“O Atendimento em Movimento é uma forma de estarmos presentes onde a comunidade mais precisa, promovendo um diálogo direto entre população e governo. É importante direcionar e esclarecer informações sobre os programas e ações de governo”, afirma Clara Roriz.
Moradora do Gama, a concurseira Sandra da Silva, de 42 anos, foi uma das pessoas atendidas pelas equipes do GDF nesta quarta. “É muito importante ter esse tipo de ação, porque a população precisa de atendimento básico e fundamental para as principais demandas. É um serviço do GDF que acolhe para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, diz.
O serviço também foi exaltado pela líder comunitária do Gama, Benedita Alves da Silva, de 70 anos. “O atendimento tem justamente esse objetivo de ver o que a comunidade precisa. É um serviço que vai ajudar a melhorar o Gama ainda mais”, reforça.
Gerente de Atendimento à Comunidade da Seac, Charles Santos Gomes, explica que o acolhimento é feito por meio de abordagem e também por livre demanda da população. As vans ficam localizadas em pontos estratégicos das cidades, geralmente com um grande fluxo de pessoas.
“A nossa finalidade é pegar as demandas, ouvir a comunidade em si e acolher as pessoas que, muitas vezes, não têm como se deslocar para um determinado órgão. O projeto dá essa possibilidade, fazendo um intercâmbio entre a comunidade e o GDF”, detalha.
Próximos atendimentos
Conforme calendário da Seac-DF, os próximos serviços do Atendimento em Movimento serão nas seguintes regiões administrativas, em pontos que ainda serão definidos:
– 23/8: Guará
– 24/8: Santa Maria e Riacho Fundo II
– 27/8: Riacho Fundo
– 29/8: São Sebastião
– 31/8: Brazlândia.
Fonte: Agência Brasília