A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), anunciou nesta segunda-feira (30) o cancelamento da comemoração do aniversário de Brasília. A decisão foi tomada com o objetivo de redirecionar os recursos previstos para o evento — cerca de R$ 25 milhões — para a área da saúde.
O anúncio foi feito logo após a cerimônia de posse na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), marcando uma das primeiras medidas da nova gestão.
Segundo Celina Leão, o valor que seria destinado à festividade será utilizado para reforçar a rede pública de saúde, com foco na contratação imediata de médicos para a atenção básica.
“Nós estamos fazendo o cancelamento do aniversário de Brasília. Nós iríamos gastar R$ 25 milhões no aniversário de Brasília, foi uma suplementação que foi solicitada. Eu sentei com o secretário de Saúde e nós remanejamos esse valor para a Secretaria de Saúde para a contratação imediata de médicos para a atenção básica”, declarou a governadora.
A medida sinaliza uma mudança de prioridade na gestão, colocando a saúde como uma das principais áreas de atenção neste início de governo. A decisão também ocorre em um momento de forte expectativa da população por melhorias no atendimento nas unidades básicas e hospitais do Distrito Federal.
- Desligamento de energia afetará Ceilândia nesta terça-feira (23)
- Nova gestão fiscal do GDF começa a dar resultados
- CEB IPes e PMDF assinam acordo para combater furto de cabos com inteligência e integração
- GDF na Sua Porta chega ao Plano Piloto com R$ 38 milhões em 21 ações
- Confira as cidades do DF com atendimento presencial na área de energia nesta semana
O cancelamento da tradicional celebração do aniversário da capital deve gerar repercussão tanto na área cultural quanto no cenário político, especialmente por envolver um dos eventos mais simbólicos do calendário oficial de Brasília.
