A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP) promoveu, nesta quarta (7), a segunda oficina preparatória para as atividades práticas curriculares dos cenários de ensino da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES). Realizado no auditório da Fundação Hemocentro, o evento reuniu mais de 100 profissionais de instituições de ensino conveniadas com a SES, além de representantes da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e da Escola Superior de Ciência da Saúde (Escs).
O encontro proporcionou um panorama sobre as atividades práticas nos cenários da SES que são utilizados diariamente por centenas de estudantes da área de saúde. Os participantes foram informados sobre as regras contidas na portaria conjunta nº 2/2023, que dispõe sobre a regulamentação das atividades práticas curriculares obrigatórias desenvolvidas nas estruturas orgânicas da SES, e também puderam esclarecer dúvidas rotineiras do dia a dia.
“É uma oportunidade de relembrar os direitos e deveres às instituições de ensino, aos servidores da Secretaria de Saúde que atuam como supervisores de cenário e aos núcleos de educação permanente em saúde”, afirmou a coordenadora de Ensino-Serviço e Educação na Saúde da ESP, Verônica Lobo. Na oportunidade, também foi apresentada a programação de pactuação de vagas para 2025.
Atividades em grupo
Durante a tarde, os participantes foram divididos em três grupos com temas diferenciados. Reunidos em salas da Fepecs, trataram de temas como “Fluxo e Procedimentos para devolução de vagas” e “Construção do plano de atividades/termo de pactuação”.
No encerramento, a diretora do Hospital Materno Infantil (Hmib), Marina da Silveira, proferiu palestra sobre o tema “Relato de experiência de uma unidade de referência distrital da SES na construção de projeto básico e utilização de contrapartida”.
*Com informações da Fepecs
Fonte: Agência Brasília