- PUBLICIDADE -
InícioLegislativoCLDF“Troféu Câmara Legislativa é fundamental”, atestam cineastas, artistas e críticos

“Troféu Câmara Legislativa é fundamental”, atestam cineastas, artistas e críticos

“O prêmio da Câmara Legislativa deu visibilidade ao cinema brasiliense e, o que é melhor, viu lotarem todas as sessões do Cine Brasília, em cada uma de suas edições. Assisti a sessões abarrotadas”. A declaração da jornalista especializada em cinema Maria do Rosário Caetano – também pesquisadora, autora e organizadora de várias obras sobre o tema – dá a medida da importância do Troféu Câmara Legislativa para o setor audiovisual local.

Criado em 1996, com o objetivo de reconhecer o talento dos cineastas do Distrito Federal e incentivar os jovens realizadores, o Troféu, ano após ano, acompanhou o crescimento da produção cinematográfica local. Na primeira edição, apenas seis títulos concorreram.  Em 2025, “tivemos de avaliar mais de uma centena de inscritos”, observou Glaucia Rabelo Veloso, atriz, professora e pesquisadora, que integrou a Comissão de Seleção.

 

Cineasta Sérgio Moriconi recebe Troféu Câmara na 3ª edição do prêmio. Foto: Fábio Rivas/ Agência CLDF 

 

Vencedor na terceira edição do Troféu com o curta-metragem “Athos” – dedicado ao multiartista Athos Bulcão –, Sérgio Moriconi, cineasta, crítico e professor, acrescenta: “O Festival de Cinema era um funil apertadíssimo e várias vezes não entrava nenhum filme produzido aqui. A partir da premiação da Câmara Legislativa, os cineastas puderam apresentar seus trabalhos para plateias sempre cheias, estimulando uma cultura de cinema em Brasília. Os realizadores passaram a se encontrar, discutir e a ter um espaço maravilhoso para apresentar suas obras, o Cine Brasília”.

No início, os troféus eram concedidos apenas aos melhores filmes e não contemplavam categorias técnicas. Diretores, roteiristas, atrizes e atores, além de outros trabalhadores e trabalhadoras do cinema local começaram a ser contemplados a partir da edição de número 17, em 2012.

Para Gleide Firmino, duas vezes premiada como melhor atriz da competição – inclusive no ano passado, pelo seu trabalho no curta “Via Sacra” –, o Troféu Câmara Legislativa tem contribuído para “construir a história, muito bonita, do cinema brasiliense”. Além do reconhecimento, considera a premiação um estímulo “aos artistas que atuam tanto na frente quanto atrás das câmeras”.

 

A atriz Gleide Firmino. Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF

Paradigma

À época da criação, pela Câmara Legislativa, do Troféu para o cinema do DF, eram raras as premiações para filmes locais nos grandes festivais do país. Atendendo a reivindicações dos produtores, cineastas, técnicos e artistas de várias gerações, os deputados distritais acataram o pleito. “A CLDF, junto com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, estabeleceu um paradigma”, atesta Maria do Rosário Caetano, chamando a atenção para a “realidade” da produção regional de filmes.

“Hoje, o Cine Ceará, além de sua competição ibero-americana, realiza mostra de curtas e longas cearenses; o soteropolitano Panorama de Cinema tem sua competição nacional e baiana; e o Festival Aruanda, de João Pessoa, reúne a produção dos nove estados nordestinos na mostra Sob o Céu do Nordeste, além da competição de longas brasileiros. Mais cedo ou mais tarde, outros estados da Federação acabarão por copiar os dois festivais mais antigos do país — o de Brasília (1965) e o de Gramado (1973)”, acredita Rosário Caetano.

 

O diretor Tiago de Aragão. Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF

 

O estímulo à produção de filmes brasilienses oportunizado pelo Troféu Câmara Legislativa é asseverado pelo diretor Tiago de Aragão que, ao lado de Cristiane Bernardes, venceu a 26ª edição do prêmio, no ano passado, com o longa-metragem “A Câmara” – documentário escolhido pelo júri popular, composto pelos espectadores que acompanham a Mostra Brasília.

“Para além da competição, o Troféu da CLDF consolidou-se como um importante impulsionador de nossa produção, revelador de talentos e registro dinâmico do cinema local”, afirmou Aragão, destacando ser possível, por meio do acompanhamento da premiação, “construir um importante panorama do cinema de Brasília, que aponta para a sua diversidade e potência”. Estes fatos, na avaliação de Sergio Moriconi, levam à conclusão de que a premiação é “fator fundamental para o desenvolvimento da cinematografia local”. “Então, vida longa ao Troféu Câmara Legislativa”, conclui Gleide Firmino.

Fonte: Agência CLDF

Comentários

[wce_code id=1]
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -