Solenidade realizada no plenário da CLDF nesta quinta-feira (28) agraciou coordenadores e demais servidores dos polos da Secretaria de Governo do Distrito Federal. Os agentes atuam no âmbito do Programa GDF Presente como elo entre o governo e a comunidade, atendendo as demandas locais dos cidadãos. A iniciativa da homenagem é do deputado Pepa (PP), que classificou como “guerreiros” os homenageados.
O distrital elogiou a atuação do GDF Presente, criado na gestão do governador Ibaneis Rocha (MDB) por meio do Decreto nº 40.677/2020 para executar ações corretivas, preventivas e integradas de manutenção e conservação das Regiões Administrativas. “O programa não apenas mudou a forma de governar, mas também trouxe agilidade, eficiência e um verdadeiro compromisso com as necessidades do povo”, afirmou o deputado, que já ocupou a função de coordenador regional de um dos polos do DF.
O GDF Presente atua nas 35 regiões administrativas do DF por meio de 12 polos urbanos e dois rurais, que realizam operações com a participação de órgãos da estrutura do Poder Executivo para promover a melhoria das cidades.
O Subsecretário de operações nas cidades, Marco Aurélio de Carvalho, falou diretamente aos servidores dos polos que a atividade desempenhada por eles se tornou essencial e representa um modelo de sucesso de “administração compartilhada”, pois atuam direto na ponta, em contato frequente com as necessidades mais sensíveis e urgentes das pessoas. “Vocês são verdadeiros exemplos, grandes profissionais”, declarou.
Na mesma linha, o secretário executivo das cidades, Cláudio José Trinchão, falou da multiplicidade de ações desenvolvidas pelos agentes, que atuam em necessidades variadas das RAs, como asfalto, segurança pública, iluminação e saneamento, por exemplo. “Vocês são nossa linha de frente. Exercem um papel que transcende a zeladoria, tratam de inúmeros assuntos. Criaram uma relação de amizade com os administradores e uma relação de amor com as cidades”, afirmou.
O secretário de governo do DF, José Humberto Pires de Araújo, relembrou das origens do GDF Presente, que foi idealizado ainda no momento de transição do governo anterior para o atual. Segundo ele, a atuação exitosa da equipe que trabalha nos polos é pautada em três princípios: ação, integração e respeito. “Cada um tem sua função e sua relevância. Vocês são seres humanos abençoados por Deus porque servem ao próximo”, opinou.
O evento contou também com as presenças do deputado Rogério Morro da Cruz (PRD), do administrador de São Sebastião, Roberto Medeiros Santos, do administrador de Araponga, Sérgio de Araújo, e do administrador de Planaltina, Wesley Fonseca.
O deputado Pepa aproveitou a ocasião para anunciar que apresentou um projeto de lei que institui e inclui no calendário de eventos do DF o dia do programa ‘GDF Presente’, que será comemorado em 30 de abril de cada ano. “A ideia é reconhecer o que esses homens e mulheres representam para o DF”, pontuou.
Ao final da cerimônia, o distrital entregou moções de louvor a coordenadores servidores dos polos por sua atuação. O evento teve transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital (canal 9.3) e pelo YouTube da CLDF.
Fonte: Agência CLDF