O Centro de Ensino Fundamental Caseb, a primeira escola construída em Brasília, comemorou seus 65 anos de atividade em uma sessão solene no plenário da CLDF nesta sexta-feira (16). A iniciativa da homenagem partiu do presidente da Comissão de Educação e Cultura (CEC), deputado Gabriel Magno (PT), e foi marcada por depoimentos de alunos e ex-alunos, uma apresentação de dança e a entrega de moções de louvor em reconhecimento ao trabalho dos professores.
Magno avalia que as escolas, de forma geral, têm papel central na formação democrática de uma sociedade. O distrital, que também é professor, afirmou que o que define um bom ambiente escolar vai muito além do ensino das disciplinas aos alunos, mas se traduz em um ambiente de acolhimento e cuidado.
“Escola é lugar de ser feliz, de democracia e de diversidade”, declarou.
A primeira aluna do Caseb, Cosete Ramos, fez um relato dos momentos iniciais da escola, que se confundem com a criação da nova Capital. Ela contou que havia grande pressão para que o centro de ensino fosse inaugurado a tempo para receber os filhos dos pioneiros que vieram de todo o Brasil para construir a cidade.
A ex-aluna contou que Juscelino Kubitscheck participou da aula inaugural da escola, em 16 de maio de 1960, e pôde ver de perto uma comunidade escolar que nascia e refletia a miscigenação “dos candangos que vinham de toda parte do país”.
“JK se emocionou ao ser aplaudido por uma juventude que tinha deixado tudo para trás. Os gritos dos alunos eram o novo som do Brasil. Ao presenciar aquele novo Brasil que se iniciava, JK chorou”, contou Cosete.
A diretora do Centro de ensino, Elaine da Silva Neves, ressaltou a alta qualificação e o comprometimento do corpo de professores, que fazem do Caseb uma das melhores escolas públicas de Brasília.
“Vocês estão numa escola de excelência, com professores comprometidos com a educação. Eu acredito numa educação com amorosidade, isso faz a diferença”, declarou a diretora aos alunos que lotaram a galeria do Plenário da Casa.
Dezenas de estudantes discursaram da tribuna para expressar a gratidão que sentem por toda a equipe trabalha na escola. Representando os alunos, a presidente do grêmio estudantil Ana Luiza Ferreira Dantas afirmou que os profissionais fazem do Caseb um ambiente propício para a evolução pessoal de cada um.
“É uma instituição que, há 65 anos transforma vidas por meio da educação. O Caseb não é apenas um prédio onde acontecem aulas, é um lar, um ponto de encontro de sonhos, lutas e conquistas”, declarou.
A deputada Federal Erika Kokay (PT-DF) elogiou a trajetória do centro de ensino, que, em sua análise, destacou-se ao longo das décadas como um lugar de fortalecimento da cidadania. Para Kokay, o papel da escola é justamente este, “a formação cidadãos éticos e compromissados com o combate a qualquer tipo de discriminação”. A parlamentar complementou dizendo que “a educação não resolve tudo, mas, sem ela, não se resolve absolutamente nada”.
O final da cerimônia foi marcado por uma apresentação de dança feita por alunos do centro de ensino e pela entrega de moções de louvor a educadores. Você pode assistir a cerimônia completa pelo YouTube da CLDF.
Fonte: Agência CLDF