Entre sexta-feira (25) e domingo (27), o Departamento de Trânsito (Detran-DF), em parceria com a Polícia Militar, abordou cerca de 608 veículos durante operações de fiscalização em Samambaia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Recanto das Emas, Santa Maria e Plano Piloto.
Ao todo, foram cinco ações – três pela operação Integrada 5º Mandamento, uma pela operação Caiso (Comitê de Áreas Integradas de Segurança Pública) e outra específica voltada para motociclistas. As ações tiveram como foco o combate à embriaguez ao volante e a promoção da segurança no trânsito.
Durante as abordagens, foram aplicados testes de etilômetro em todos os condutores. Do total, 36 estavam dirigindo sob a influência de álcool. Além disso, foram identificados 14 condutores inabilitados, sete com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias, um dirigindo com a CNH suspensa ou cassada e outro com categoria de habilitação diferente da exigida.
As equipes também registraram 13 infrações por descarga livre, inoperante ou defeituosa; cinco por ausência ou ineficiência de equipamento obrigatório; três pelo uso de equipamento proibido, como estrobos; duas por alterações no sistema de iluminação; duas por sistema inoperante e 114 delitos diversos.
Destaques
Na sexta-feira, durante a operação 5º Mandamento, em Samambaia, um motorista se recusou a realizar o teste do bafômetro e, após ser informado da remoção do veículo, passou a agredir e ameaçar os agentes. O condutor tentou pegar uma faca dentro do carro, agrediu o guincheiro com um soco e atacou os policiais com socos, chutes e mordidas. Ele foi contido, encaminhado à 26ª Delegacia de Polícia e autuado por desacato, resistência e porte de arma branca.
“A fiscalização tem caráter tanto educativo quanto repressivo, e tem como principais objetivos garantir a segurança viária, coibir comportamentos de risco e proteger vidas no trânsito”
Bruno Baruque, diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran-DF
Na tarde de sábado, uma condutora foi flagrada ocultando a placa da motocicleta com um cartão de crédito. A ocorrência foi registrada na região da Granja do Torto, durante as ações de fiscalização do Capital Moto Week. Ela foi autuada com base no artigo 230, inciso VI, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que classifica como infração gravíssima conduzir veículo com a placa ilegível ou sem visibilidade adequada. A penalidade prevê multa, além da apreensão e remoção do veículo.
Também no sábado, ainda na Granja do Torto, um motociclista foi fechado por outro veículo e acabou colidindo com uma viatura do Detran-DF. Durante o atendimento, foi feito o teste do etilômetro, que acusou a presença de álcool no organismo do condutor. O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) foi acionado, e o motociclista passa bem. Ele foi autuado por alcoolemia.
“Estamos atentos”, afirma o diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran-DF, Bruno Baruque. “A fiscalização tem caráter tanto educativo quanto repressivo, e tem como principais objetivos garantir a segurança viária, coibir comportamentos de risco e proteger vidas no trânsito.”
*Com informações do Detran-DF