Pódio inédito é conquistado por ex-aluno do Programa de Iniciação Desportiva da Secretaria de Educação
Bruno Grossi, Ascom/SEEDF
O brasiliense e e ex-aluno do Programa Centro de Iniciação Desportiva (CID) da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Caio Bonfim conquistou nesta quinta-feira (1º) uma medalha olímpica inédita para o Brasil, ao subir no segundo lugar mais alto do pódio da prova de marcha atlética de 20 km, primeira prova do atletismo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A primeira conquista de medalha por um brasileiro na história da competição foi obtida pelo atleta de 33 anos, morador de Sobradinho.
A prova ocorreu nesta quinta-feira (1º), às 8h da manhã na França (3h no horário de Brasília), e contou com 49 competidores que percorreram 20 quilômetros pelas ruas de Paris. Durante toda a prova, Caio esteve a frente do pelotão principal e liderou a corrida em vários momentos da prova. Na última volta do circuito na capital francesa, o atleta equatoriano Brian Pintado passou Caio e acabou a prova como vencedor da medalha de ouro.
Durante sua juventude, o Caio Bonfim participou do Programa Centro de Iniciação Desportiva (CID) da SEDF, que tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte para os estudantes da rede pública de ensino, com a oferta de práticas orientadas por professores de Educação Física da SEEDF. O Programa foi constituído em 1981, com o objetivo de promover a formação integral dos estudantes, desenvolvendo potencialidades esportivas e possibilitando a inserção social.
“Hoje comemoramos a vitória do atleta Caio Bonfim nas Olimpíadas de Paris. É um orgulho para o Distrito Federal e para o CID da SEEDF”, celebrou Denise Marra, diretora de Modalidades Especiais da Subsecretaria de Educação Básica da SEEDF. No CID, os estudantes têm a oportunidade de treinar e participar de competições desportivas. Os centros estão localizados em todas as Coordenações Regionais de Ensino e oferecem aulas gratuitas no contraturno escolar.
Denise explica que “o CID visa democratizar o esporte para os estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal, com o objetivo de formar e promover destaques esportivos em várias modalidades esportivas individuais e coletivas”.
Outros programas
Além do CID, a SEEDF desenvolve diversos programas voltados à prática desportiva. É o caso do Programa Ginástica nas Quadras (PGinQ), realizado desde o fim da década de 1980, que tem como objetivo levar saúde ao público, por meio de atividades físicas, de modo a evitar doenças ligadas ao sedentarismo. São oferecidas diversas modalidades como natação, hidroginástica, ginástica localizada, yoga, condicionamento físico, entre outras, praticadas nas unidades escolares ou nos espaços públicos próximos às escolas.