A comemoração foi promovida pela Embaixada da Espanha no último sábado (18)
João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF
O Centro Internacional de Línguas do Guará (CILG) celebrou o Festival de Hispanidades, um evento que marcou a comemoração do terceiro lugar no concurso “Colegio del Año” de 2022, promovido pela Consejería de Educación da Embaixada da Espanha. A comemoração foi promovida pela Embaixada da Espanha no último sábado (18), na unidade do CILG Guará.
O festival destacou a rica diversidade cultural dos países de língua espanhola com apresentações musicais, poéticas e gastronômicas temáticas. Os participantes tiveram a oportunidade de se imergir nas tradições e costumes hispânicos, além de explorar salas temáticas que ofereciam uma experiência sensorial completa.
Em 2022, o CILG passou por um processo de reconhecimento nacional ao participar do concurso “Colegio del Año”, que envolveu diversas etapas, incluindo a elaboração de projetos pela professora/coordenadora Mauí Castro e pelo professor Geovane, bem como entrevistas com professores, coordenadores, alunos e equipe gestora.
Com todo o empenho e dedicação da comunidade escolar, o CILG foi laureado com o terceiro lugar na categoria Centro de Línguas. Este reconhecimento integrou a escola ao grupo “Red de Centros”, que visa promover o ensino do espanhol no Brasil, divulgar boas práticas, desenvolver projetos educativos em conjunto e compartilhar recursos e informações úteis para toda a comunidade educativa.
Durante o evento, a professora e diretora do CILG, Taiana Santana, celebrou a conquista. “Ter esse reconhecimento da Língua Espanhola e colher tantos frutos através de nossos projetos, resultando nesse momento lindo, é mais do que orgulho, é ter a certeza que vale a pena ser professor e servir de inspiração a tantos alunos. Agradeço a cada um que fez parte de todo o processo. O CILG é reconhecido, mais uma vez, como uma escola de excelência no ensino de línguas”, destacou.
O professor Marcos Carlos enfatizou a importância de integrar o ensino cultural ao aprendizado de línguas. “O Centro Interescolar de Línguas do Guará entende que o ensino de língua e cultura é algo indissociável. Assim, especialmente no que tange à língua espanhola, trazemos sempre para as aulas abordagens que contemplem a diversidade cultural e linguística dos países hispano-falantes, valorizando suas particularidades a favor de um ensino integral e pluricultural”, disse.
Além do CILG, o CIL de Samambaia também foi reconhecido, conquistando o segundo lugar no concurso “Colegio del Año” de 2023, reconhecimento do mesmo projeto. Estes centros desempenham um papel fundamental na formação de estudantes e proporcionam oportunidades de aprendizado que transcendem fronteiras linguísticas e culturais, preparando-os para os desafios do mundo contemporâneo.
O Festival de Hispanidades do CILG marcou o sucesso não só como evento cultural, mas também como um marco na celebração e valorização da herança cultural hispânica e do compromisso da escola com a educação multicultural.