Estudantes do Brasil se reuniram na Arena Pernambuco, em Recife, para o pontapé da competição esportiva
Por Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF
Emoção e alegria marcaram a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, realizada neste sábado (21) na Arena Pernambuco, em Recife (PE). A noite foi repleta de apresentações culturais e celebrou a união dos atletas de todo o país, que buscam conquistar o pódio em diversas modalidades esportivas.
A solenidade contou com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; do secretário de Esporte e Educação do estado, Alexandre Schneider; do secretário nacional de Esporte Amador, Paulo Henrique Perna; do presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, Antônio Hora Filho; e do secretário executivo de Esportes de Pernambuco, Luciano Leonidio.
“A presença de cada um de vocês enriquece ainda mais este evento, reforçando nosso compromisso com a educação e o desenvolvimento. Juntos, podemos construir um futuro melhor para nossos jovens e para o Brasil“, destacou a governadora Raquel Lyra.
A competição celebra o espírito competitivo e representa uma oportunidade única para os estudantes, especialmente aqueles de escolas públicas.
No sábado (21) antes da abertura, pela manhã, aconteceram jogos de algumas modalidades como atletismo, handebol, judô, voleibol, tênis de mesa, wrestling e ginástica rítmica. A expectativa entre os estudantes foi além do pódio, pois muitos estavam vivenciando uma experiência inédita em um evento esportivo de grande importância para o futuro.
“Eles estão deslumbrados com tudo. Para muitos, é a primeira vez em um evento desse porte e as instalações superaram suas expectativas. Isso é muito gratificante e serve como motivação para treinar mais e buscar melhorias nas suas modalidades“, afirmou Betânia Feitosa, técnica de atletismo da equipe do DF.
Primeira vez
Um dos atletas que disputou no sábado (21) pela primeira vez os JEBs foi o atleta de judô Gabriel Paz, de 12 anos. “É a minha primeira vez no JEBs, estava muito empolgado com a luta”, lembrou Gabriel, estudante do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 08 de Taguatinga. Embora não tenha conquistado medalha no primeiro dia, ele ficou feliz em acumular mais uma disputa no currículo.
“Gabriel é um menino dedicado e esforçado, e pratica judô desde os sete anos. Este ano, fez um feito incrível: foi campeão regional, campeão brasileiro e garantiu sua vaga no Pan-Americano em Cuba. Além disso, venceu a seletiva para estar aqui nos Jogos Escolares na categoria até 36 quilos, mesmo pesando apenas 29 quilos. É um garotinho realmente empenhado e dedicado“, afirmou Lucas Costa, treinador do estudante.
A competição continua até 3 de outubro. Com determinação, os atletas de 12 a 14 anos já se preparam para os desafios que virão nos próximos dias. Os jogos são realizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com apoio da Secretaria de Educação do DF (SEEDF), que enfatiza a importância do investimento em atividades esportivas como um caminho para o crescimento pessoal e acadêmico dos estudantes. Para isso, a SEEDF enviou a Recife uma delegação de 245 membros.