Passageiros que utilizam o transporte público no Distrito Federal já podem contar com mais uma opção para o pagamento da passagem. Desde a última quinta-feira (15), é possível comprar o bilhete avulso, que vale por uma viagem. A alternativa soma-se às outras que já estavam em vigor: o pagamento com Cartão Mobilidade e com cartão de crédito/débito por aproximação.
O bilhete com o código de acesso (QR Code) pode ser adquirido nos postos do BRB Mobilidade, nas estações do BRT, nas unidades do Na Hora, em 59 conveniências do BRB, em três correspondentes bancários e com 46 equipes de atendimento volante em pontos com grande circulação de passageiros. Confira a lista completa de endereços aqui.
Cada bilhete será emitido no valor exato de uma das tarifas de transporte público no DF: R$ 2,70, R$ 3,80 e R$ 5,50. Por isso, é importante o passageiro verificar qual o valor da passagem da linha que ele usará, já que não há possibilidade de voltar troco em caso de tarifas menores. Dentro do ônibus, é só posicionar o bilhete com o QR Code abaixo do validador e passar pela roleta. É possível comprar mais de um bilhete por vez, mas as unidades têm validade de 48 horas — a fim de evitar fraudes e comércio ilegal.
“É a possibilidade do indivíduo que não tem Cartão Mobilidade, não tem débito e crédito (por aproximação) e quer ter um acesso por linha, pelo valor da tarifa. Ele vai ter que comprar esse bilhete avulso, porque, daqui até o final do ano, nós vamos tirar o dinheiro de dentro dos ônibus”, lembrou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves. “A gente percebeu que o percentual desse público (sem os cartões) é muito pequeno, mas, mesmo assim, nesse processo de democratização e universalização do acesso ao transporte, nós temos que prever todos os meios. E o bilhete avulso, por meio do QR Code, era o que faltava”, acrescentou.
Cartão Mobilidade
O secretário ressaltou ainda que o bilhete avulso não permite a integração — a possibilidade de fazer três viagens no mesmo sentido, em um intervalo de duas horas, pagando apenas uma tarifa. “Por isso, a grande vantagem para o usuário de transporte é que ele adquira o Cartão Mobilidade. A primeira emissão é gratuita, o cadastro é rápido, simplificado e dá direito à integração.”
Além de gratuito — no caso da primeira via —, o Cartão Mobilidade também fica pronto na hora. É possível fazer o cadastro presencialmente nos postos de atendimento, levando apenas um documento oficial com foto e CPF. Uma outra opção é fazer o cadastro direto pelo aplicativo e apenas retirar o cartão nos postos de atendimento. Pelo aplicativo é possível, ainda, fazer a recarga por Pix ou por boleto.
A estudante Maria Clara Assis é uma das muitas passageiras que utilizam o cartão e elogiou a praticidade: “É bem rapidinho, em 10 minutos você consegue fazer. E tem a recarga pelo pix, que ajuda muito mais do que o físico, porque hoje em dia ninguém anda mais com dinheiro físico, só virtual”.
Hoje, 151 linhas de ônibus do sistema de transporte público do DF aceitam exclusivamente o pagamento em cartão. A medida, que será expandida gradualmente até alcançar todas as linhas, tem o intuito de trazer mais modernidade, segurança e praticidade aos passageiros.
Como comprar o bilhete avulso:
– Quem não possui o Cartão Mobilidade ou cartão de crédito/débito por aproximação, deve adquirir o bilhete avulso — um código de acesso (QR Code), válido por uma viagem, sem possibilidade de integração
– Antes da compra, o usuário deve saber o valor da tarifa da linha que ele vai utilizar para comprar o bilhete no valor correspondente (R$ 2,70, R$ 3,80 ou R$ 5,50). Não há possibilidade de receber troco dentro do ônibus
– A compra do bilhete avulso pode ser feita com cartão de débito ou dinheiro
– Cada bilhete tem validade de 48 horas, a fim de evitar fraudes e comércio ilegal
– O bilhete avulso é vendido nos postos do BRB Mobilidade na Rodoviária do Plano Piloto; nas estações do BRT; nas rodoviárias de Brazlândia, Gama, Park Way, Planaltina, Santa Maria, Sobradinho e Taguatinga; nas unidades do Na Hora de Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo e Taguatinga; em 59 conveniências do BRB; em três correspondentes bancários; e com 46 equipes de atendimento volante em pontos de grande circulação de passageiros.
Confira a lista completa de endereços aqui.