A recepção aos novos estudantes da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) foi marcada pela expectativa e ansiedade dos calouros durante a Semana Acadêmica realizada entre os dias 30 de julho e 2 de agosto. Durante as atividades de ambientação, os estudantes receberam informações sobre o funcionamento, organização e projeto pedagógico da UnDF.
A programação contou também com apresentações explicativas acerca da Política de Assistência Estudantil – auxílios e bolsas de iniciação científica -, atribuições das pró-reitorias e centros interdisciplinares, além de orientações técnicas sobre o uso da Biblioteca Central, acesso às plataformas digitais – Moodle e Solis – e aos serviços ofertados pela Secretaria Acadêmica Geral.
Criada há apenas três anos, a UnDF fez aniversário no dia 26 de julho e realizou, recentemente, o segundo processo seletivo de sua história para 620 vagas de graduação no Campus Norte, distribuídas entre 16 cursos, cinco deles foram criados recentemente e os aprovados começam a estudar nesta segunda-feira (5). Para encerrar as atividades da Semana Acadêmica, a comissão de estudantes e a equipe da Qualidade de Vida no Trabalho da universidade promoveu o Arraiá da UnDF, para confraternizar estudantes veteranos e calouros, corpo docente e administrativo da instituição.
Depoimentos
“Eu estou bem feliz. Gostei muito da acolhida, do ambiente e estou animado para começar. É uma grande mudança pra mim”
Gabriel de Menezes Paulino, 18, morador de Águas Claras, estudante de Engenharia de Software
“Minha expectativa pro curso de matemática na UnDF, está a mil porque a universidade é muito bonita. Está tudo muito organizado. As pessoas são muito acolhedoras”
Jessyka Dickson, 27, de Samambaia, estudante de Matemática
“Minha expectativa está muito boa muito alta porque realmente é um lugar que me agradou”
Igor Peres Raggi Lacerda, 18, de Vicente Pires, estudante de Sistemas de Informação
“É a minha terceira graduação. Já tenho Administração e Comunicação Social e Marketing. Agora, eu vou fazer Gestão Ambiental até porque a gestão ambiental é o problema do futuro que a gente tem que resolver. Então, eu quero muito trabalhar com isso”
Bárbara Cristina Oliveira, 38, de Valparaíso, estudante do curso de Gestão Ambiental
“Estou com expectativa muito boa, de muito conhecimento, muita aprendizagem para agregar aos meus conhecimentos. Está sendo uma oportunidade incrível. Meu sonho era fazer uma universidade pública e agora eu consegui. Espero que futuramente eu possa ser uma ótima profissional, uma ótima professora e possa fazer a diferença na vida de muitas pessoas”
Luciene de Barros, 40 anos, mora em Planaltina, estudante do curso de Letras-Português matutino
“Eu estou um pouco apreensiva porque vai ser uma área bem diferente da minha área de formação . A minha formação é em humanas e vou fazer o curso de Sistemas de informação, mas eu estou animada para o semestre. Eu gostei muito do que foi falado e a metodologia da universidade ter esse tempo protegido para estudo”
Luara Lima, 31 anos, do Sudoeste, estudante de Sistemas de Informação, já graduada em Direito
“As expectativas são bem altas. Espero que dê tudo certo”
Alanna Laila Carvalho Freire, 18 anos, de São Sebastião, estudante do curso de Sistemas de Informação
*Com informações da UnDF
Fonte: Agência Brasília