A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou nesta quarta-feira (27) a criação do Grupo Parlamentar Brasil-República Tcheca.
Essa medida está prevista no PRS 8/2024, projeto de resolução apresentado pela senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS). A relatora da matéria foi a senadora Margareth Buzetti (PSD-MT). Agora o projeto segue para votação no Plenário do Senado.
De acordo com a proposta, o objetivo do grupo será incentivar as relações bilaterais entre os legislativos dos dois países. O texto prevê que essa cooperação poderá ocorrer por meio de visitas parlamentares; realização de eventos; permuta periódica de publicações e trabalhos sobre matéria legislativa; e intercâmbio de experiências.
No texto em que defende a criação do grupo, Soraya Thronicke afirma que “a agenda bilateral entre os países ganhou impulso com o fim do regime comunista”. Ela também avalia que “a instituição da Comissão Mista Bilateral em 2009, a parceria entre a Embraer e a indústria aeronáutica checa, bem como a aproximação entre agências espaciais representaram novas possibilidades para o aprofundamento e a diversificação do relacionamento bilateral”.
Com uma população de aproximadamente 10,8 milhões de habitantes, a República Tcheca está́ localizada na Europa Central. Soraya Thronicke ressalta que a economia desse país “se concentra nos setores de serviços, indústria e inovação, e caracteriza-se por grande integração com a economia europeia e pela busca de diversificação de parceiros comerciais, fatores responsáveis pelo dinamismo de seu setor exportador”.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado