O senador Chico Rodrigues (PSB-RR), em pronunciamento nesta terça-feira (12), chamou a atenção para o aumento da diabetes no Brasil. Segundo o senador, a falta de acompanhamento e controle adequado da doença está levando cada vez mais pessoas a enfrentarem os graves efeitos dessa condição sem um tratamento adequado.
— A diabetes, na verdade, tem um alcance gigantesco na sociedade brasileira. O número médio de perda de anos saudáveis devido ao diabetes mellitus tipo 1 é da ordem de 33 anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, 76 mil pessoas estariam vivas se tivessem sido diagnosticadas adequadamente. Em 2022, 26 mil jovens perderam suas vidas por falta de diagnóstico — alertou.
Enfermidade que tem impactado milhões de pessoas em todo o mundo, a diabetes pode ser, de acordo com parlamentar, controlada e até mesmo atenuada, especialmente no caso do tipo 2, mediante a adoção de hábitos saudáveis. Ele destacou a importância de uma dieta balanceada, rica em frutas, grãos integrais e castanhas, bem como a redução do consumo de carnes vermelhas e processadas, e de bebidas açucaradas.
Rodrigues ainda fez um apelo aos governos das três esferas para que implementem programas para o controle e tratamento da diabetes, com objetivo de evitar o crescimento da doença.
— É uma causa da população brasileira que precisa ser realmente acompanhada, ter programas robustos, efetivos, para atender esse mal que cada dia mais assusta, amedronta e causa a morte de tantos brasileiros. Os governos municipais, estaduais e o governo federal praticamente não têm uma política de acompanhamento e controle dessa população que, cada vez mais, mergulha neste mundo escuro da diabetes sem um tratamento adequado para, na verdade, mitigar os efeitos desastrosos que podem alcançar no ser humano — observou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado