Portaria do Ministério das Comunicações autorizou os Correios a aplicar reajuste de 5,49% no preço para o envio de cartas e telegramas, nacionais e internacionais, entre outros serviços postais prestadas pela estatal de logística.
A autorização entra em vigor nesta segunda-feira (3), com a publicação da portaria no Diário Oficial da União (DOU).
O aumento corresponde à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre janeiro e dezembro de 2022, conforme medido pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), descontado o Fator de Produtividade (percentual de tempo que um funcionário passa fazendo alguma atividade para qual ele foi contratado).
Com os novos preços, o envio de carta e aerograma nacional passa a custar de R$ 2,45 a R$ 13,45, a depender do peso, que pode ir a até 500 gramas. No caso dos telegramas nacionais, os preços variam de R$ 10,29 a R$ 14,90, dependendo do meio utilizado – internet, telefone ou agência.
A portaria também publicou um novo agrupamento de países para a precificação do envio de correspondências internacionais.
- Confiança dos técnicos impulsiona bons resultados do BNDES, diz Lula
- Governo abre crédito suplementar de R$ 20,5 bilhões para reforçar Orçamento
- INSS: termina neste sábado prazo para contestar descontos indevidos
- Lula assina decreto que prevê bloqueio de recursos de apostas ilegais
- Empregadores têm até sábado para enviar dados ao eSocial
O último reajuste dos Correios foi em maio de 2022.
Fonte: Agência Brasil
