Os órgãos governamentais que atuam no combate ao garimpo ilegal em terras yanomami passarão a se reunir em um Centro de Comando e Controle instalado nessa quinta-feira (9) em Boa Vista. O espaço funciona na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Roraima.
Representantes da PF, Força Nacional de Segurança, do Ministério da Defesa, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vão usar o centro para planejar conjuntamente as ações da Operação Libertação.
A primeira fase da ação integrada, que começou nesta semana, tem como foco desarticular a logística que abastece o garimpo ilegal nas terras yanomami e proteger os indígenas.
A Operação Libertação continuará “até o restabelecimento da legalidade na Terra Indígena Yanomami”, informou nota divulgada pela PF.
Fonte: Agência Brasil
- Restos mortais de Grenaldo Silva, morto pela ditadura, são sepultados
- Governo de SP afirma que ação policial armada em escola seguiu protocolo
- Plano contra trabalho infantil alerta para violações no mundo digital
- Movimentação nas fronteiras do Brasil cresce 15,6% em 2025
- Critérios para monetização com menores nas redes sociais ficam mais claros
