O advogado-geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça, tomou posse hoje (30) no cargo. Um ano após assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Mendonça retorna ao posto, cuja principal função é representar juridicamente o governo federal nos tribunais. 
Durante a primeira passagem pela AGU, Mendonça participou de grandes julgamentos no Supremo Tribunal Federal (STF) e defendeu a prisão de condenados pela segunda instância da Justiça. O ministro também atuou na recuperação de R$ 7,5 bilhões aos cofres públicos por meio de acordos de leniência com empresas acusadas de desvios de recursos.
- Comissão aprova proposta de apoio a empreendedores negros
- Vídeo: Senado recebe exposição 'Sonhos Dissidentes' no mês do Orgulho LGBTQIA+
- Copa 2026 com Brasil em campo: confira as partidas desta quarta-feira
- Comissão aprova garantia de direitos e proteção a indígenas LGBTIA+ no Brasil
- Violência infantojuvenil já gerou mais de 115 mil denúncias em 2026
André Mendonça substitui o ex-advogado-geral da União José Levi Mello do Amaral Júnior, que entregou o cargo ontem (29) ao presidente Jair Bolsonaro.
Fonte: Agência Brasil
