- PUBLICIDADE -
InícioGoiásCaiado e Gracinha participam de missa de Corpus Christi na Catedral de...

Caiado e Gracinha participam de missa de Corpus Christi na Catedral de Goiânia

 

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta quinta-feira (16/6), da Missa Solene de Corpus Christi na Catedral Metropolitana de Goiânia e também da procissão do Santíssimo Sacramento, no centro da Capital. A celebração foi conduzida pelo arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros. Com o aumento recente dos casos de Covid-19, as paróquias de Goiânia realizaram celebrações de forma separada, sem a tradicional missa campal de Corpus Christi na Praça Cívica.

“Hoje se comemora esse momento em que Jesus Cristo se entrega a todos nós”, afirmou o governador Ronaldo Caiado. “Nós, que somos religiosos, estamos aqui com muita fé pedindo para que Jesus Cristo, a Santíssima Trindade, o Divino Pai Eterno, todos nos orientem e nos guiem na nossa trajetória de vida, também da nossa família e do nosso Estado”, declarou o governador Ronaldo Caiado que acompanhou toda a programação, desde o final da tarde, ao lado da primeira-dama, Gracinha Caiado.

A coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado, sintetizou a participação na programação. “Sensação de fé e de proteção. Estamos hoje aqui na missa no dia de Corpus Christi para participar da procissão e pedir a Deus as bênçãos e que nos dê humildade acima de qualquer coisa para seguir esse caminho”, ressaltou.

“Saúdo o governador e todas as autoridades que se reúnem nesta Catedral para esse momento eucarístico”, afirmou o arcebispo metropolitano, Dom João Justino de Medeiros. O celebrante explicou o advento do rito, iniciado há mais de 800 anos, na cidade de Liège, na Bélgica. “Hoje em especial, no mundo inteiro, os cristãos católicos se reúnem para celebrar com o coração voltado para agradecer o dom da eucaristia”, explicou. “A Igreja vive da eucaristia. A eucaristia faz a Igreja”, declarou ao mencionar o sacramento que simboliza, na fé católica, o próprio corpo de Cristo.

Procissão

O acesso à Catedral foi adornado com os tapetes de Corpus Christi, tradição trazida pelos portugueses para o Brasil. Os enfeites foram confeccionados com produtos como a serragem para a passagem dos fiéis durante a procissão do Santíssimo Sacramento realizada logo após a missa. “A festa de hoje é para agradecer essa maravilhosa presença de Jesus entre nós”, acrescentou Dom João Justino de Medeiros ao dizer que o ato, realizado no entorno da Praça Dom Emanuel, onde fica a Catedral e sede da Arquidiocese de Goiânia, é um “testemunho de fé”.

 Corpus Christi

A expressão é originária do latim e significa “corpo de Cristo”, sendo uma referência ao sacramento da eucaristia. Pela tradição da Igreja Católica, a comemoração de Corpus Christi ocorre 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada sempre às quintas-feiras pela simbologia da Última Ceia no catolicismo.

Acompanharam a celebração religiosa o deputado federal Delegado Waldir; o bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Levi Bonatto; membros da Igreja e fiéis.

Fonte: Secretaria de Comunicação (Secom)

Fonte: Portal Goiás

Comentários

[wce_code id=1]
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -