- PUBLICIDADE -
InícioPolíticaExecutivoPresidente Jair Bolsonaro defende reforma em organismos internacionais em reunião do BRICS

Presidente Jair Bolsonaro defende reforma em organismos internacionais em reunião do BRICS

O Presidente Jair Bolsonaro participou, na manhã desta quinta-feira (23/06), da 14ª Reunião de Cúpula do BRICS, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Sob presidência temporária da China, a Cúpula de 2022 foi realizada de forma virtual e reuniu os presidentes Xi Jinping, da China; Matamela Cyril Ramaphosa, da África do Sul; Vladimir Putin, da Rússia; Jair Bolsonaro, do Brasil; e Narendra Damodardas Modi, primeiro ministro da Índia.                     

No discurso, o Presidente Jair Bolsonaro defendeu a união do BRICS para somar esforços em busca das reformas das organizações internacionais, como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional e o Sistema das Nações Unidas, em especial o seu Conselho de Segurança. Segundo ele, o peso crescente das economias emergentes e em desenvolvimento deve ter a devida e merecida representação. “Para o Brasil, o BRICS é um modelo de cooperação baseado em ganhos para todas as partes envolvidas e a comunidade internacional como um todo. Por essas razões, devemos eleger as prioridades com responsabilidade e transparência”, disse.

O Presidente Jair Bolsonaro ressaltou ainda que além de representar um fator de estabilidade e responsabilidade no cenário internacional, o BRICS deve contribuir para a geração de emprego e renda e bem-estar para as populações dos cinco países do grupo. “O BRICS surgiu em meio a uma das mais graves crises financeiras da história. Naquele contexto, a pujança das economias emergentes mostrou-se fundamental para a recuperação da economia internacional. Em meu Governo, venho orientando a política externa brasileira em prol do desenvolvimento socioeconômico do Brasil e de nossos parceiros. É preciso ficar atento para que o exercício diplomático siga no foco do objetivo maior de produzir prosperidade e paz”, destacou.

O Presidente Jair Bolsonaro já havia participado do Fórum Empresarial do BRICS, nessa quarta-feira (22/06), quando enfatizou que o Governo brasileiro busca melhorar a inserção do Brasil nos fluxos internacionais de comércio e investimentos.

O encontro segue, em formato virtual, nesta sexta-feira (24/06), quando os membros do BRICS seguem com o Diálogo de Alto Nível sobre Desenvolvimento Global.

Fonte: Acompanhe o Planalto – Notícias

Comentários

[wce_code id=1]
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -