- PUBLICIDADE -
InícioBrasilExecutivoPresidente da República, Jair Bolsonaro, visita obras da nova ponte entre Brasil...

Presidente da República, Jair Bolsonaro, visita obras da nova ponte entre Brasil e Paraguai

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, fez uma visita, na tarde desta sexta-feira (03/06) às obras da Ponte da Integração, que está sendo construída na fronteira entre Brasil e Paraguai, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Ele estava acompanhado do Presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez. Antes da visita às obras da ponte, os dois mandatários tiveram uma reunião de trabalho em Foz do Iguaçu.                        

A Ponte da Integração Brasil-Paraguai, que vai conectar Foz do Iguaçu a Presidente Franco, do outro lado da fronteira, já está com 84% do cronograma executado. O investimento total na obra, de R$ 323 milhões, é feito pela Itaipu Binacional.

Em discurso, o Presidente Jair Bolsonaro ressaltou que a obra vai integrar ainda mais o Brasil com o Paraguai e que já existe uma ordem de serviço para outra ponte sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, e Carmelo Peralta, no Paraguai, também com recursos da Itaipu Binacional. Segundo ele, a Itaipu Binacional gera mais do que energia, produz progresso e integração.

Já o presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, disse que esta é a primeira obra que une os dois países depois da construção da Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Cidade do Leste, há mais de 54 anos. Segundo Benítez, a nova ponte é um legado para futuras gerações e simboliza o fortalecimento do processo de integração entre paraguaios e brasileiros iniciado com a construção da Usina de Itaipu Binacional.

A nova ponte internacional terá 760 metros de comprimento e vão-livre de 470 metros, o maior da América do Sul. Serão duas pistas com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais. A expectativa é que a obra seja concluída até o mês de setembro.

A iniciativa é do Governo Federal, com gestão do governo do Paraná, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e recursos da margem brasileira da Itaipu Binacional.

No lado brasileiro estão sendo executadas as pré-montagens das últimas aduelas (peças metálicas que vão compor a base da futura pista de rolamento), incluindo a chamada “aduela de fechamento”, que deverá ser instalada até o final deste mês e unirá as duas “pontas” da obra sobre o Rio Paraná.

A Itaipu Binacional tem financiado uma série de obras estruturantes para o desenvolvimento da região e do Paraná em ação alinhada à missão da empresa. A lista de obras inclui a ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (já concluída); a duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469) e a iluminação viária da BR-277 na região Oeste, contemplando três municípios (em processo licitatório); e a revitalização da Estrada Boiadeira (BR-487), no Noroeste do Paraná, com mais de 80% das obras concluídas.

 

Fonte: Acompanhe o Planalto – Notícias

Comentários

[wce_code id=1]
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -