- PUBLICIDADE -
InícioPolíticaExecutivoGoverno Federal realiza entrega de internet para estudantes e documentos de propriedade...

Governo Federal realiza entrega de internet para estudantes e documentos de propriedade de terra em Natal (RN)

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, participou, nesta sexta-feira (17/06), em Natal (RN), de evento com um conjunto de entregas do Governo Federal, como ações do Programa Internet Brasil, ampliação de internet Wi-Fi gratuita para praças, concessão de documentos de titulação de terra, autorização para a perfuração de poços artesianos e instalação de dessalinizadores.

No evento, foi feita a entrega simbólica de chips de celular com pacote de dados para acesso à internet banda larga gratuita a estudantes de escola pública de Mossoró (RN). A iniciativa faz parte do Programa Internet Brasil, do Ministério das Comunicações. As primeiras cidades beneficiadas pelo programa serão Caicó (RN), Mossoró (RN), Caruaru (PE), Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e Campina Grande (PB). Depois, o programa segue para todo o país.

“Ao estar com esta criançada ao nosso lado, a gente vê a nossa responsabilidade com estes que brevemente nos sucederão. Devemos trabalhar e nos empenhar por eles”, destacou o Presidente Jair Bolsonaro em seu discurso.

O Internet Brasil leva acesso gratuito à internet em banda larga móvel para alunos matriculados na educação básica da rede pública de ensino que integram famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal.

O Internet Brasil vai distribuir cerca de 700 mil chips com pacote de 20 gigabites para estudantes de baixa renda do 3° ano do ensino fundamental até o ensino médio, de escolas públicas das redes municipal e estadual, de acordo com o Ministério das Comunicações. Somente neste ano, cerca de 10 mil unidades serão entregues, sendo 1,8 mil no Rio Grande do Norte. O acesso à internet será levado também a estudantes de escolas e comunidades indígenas e quilombolas, além de escolas especiais sem fins lucrativos.

Ainda na área das comunicações, foi anunciada a distribuição de 3.125 mil kits de conversores digitais para famílias do Rio Grande do Norte, do Ceará e do Maranhão. A iniciativa integra o Programa Digitaliza Brasil, que leva o sinal digital a televisores de todo o Brasil. Eles permitem que as televisões antigas recebam o sinal digital. Apenas no Rio Grande do Norte, 16,5 mil famílias dos municípios de Touros, São Bento do Trairi, Barcelona e Guamaré poderão ser beneficiadas.

O Governo Federal, por meio do Ministério das Comunicações, também ampliou a conexão gratuita via Wi-Fi para 48 praças públicas da capital potiguar por meio da Infovia Potiguar – infraestrutura de rede de fibra óptica que garante internet de qualidade, de alta velocidade e gratuita. Para a entrega, foi investido cerca de R$ 1,4 milhão, de acordo com o ministério.

Propriedade de terra e acesso à água

Durante o evento, foi anunciada a entrega de documentos titulatórios pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O Presidente Jair Bolsonaro e o presidente do Incra, Geraldo Melo Filho, fizeram a entrega presencial de títulos a três moradores de assentamentos do Rio Grande do Norte. De 2021 até o momento, o Incra entregou 2,7 mil títulos de terra, sendo 1,7 mil definitivos e mil provisórios.

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que dos 360 mil títulos de terra entregues de 1999 a 2022, mais de 300 mil estão na mão de mulheres. Ele as parabenizou e afirmou que o Governo confia nelas para administrar essas propriedades.

E para garantir água de qualidade à população, foi assinada ordem de serviço para a perfuração 2 mil poços artesianos em 166 municípios do Rio Grande do Norte e a instalação de 200 dessalinizadores no estado. A ação é do Programa Força-Tarefa das Águas para facilitar o acesso à água potável, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte. Cerca de 450 mil pessoas serão beneficiadas com a iniciativa.

Segundo o Presidente Jair Bolsonaro, as entregas feitas no país pelo Governo Federal são uma obrigação já que todo o recurso vem da população. Ele ainda afirmou que a água tem sido, cada vez mais, uma realidade no Nordeste. O Governo segue com esforços concentrados para levar água de qualidade aos brasileiros que moram em comunidades rurais desassistidas pelas companhias de saneamento.

 

Fonte: Acompanhe o Planalto – Notícias

Comentários

[wce_code id=1]
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -