Já está em Caracas, na Venezuela, a missão diplomática brasileira enviada para dar início às providências para a reabertura da Embaixada do Brasil no país, fechada desde março de 2020, por iniciativa do governo anterior.
Segundo o Palácio do Itamaraty, o grupo é liderado pelo embaixador Flávio Macieira, e foi enviado para avaliar as condições dos imóveis e tomar as primeiras medidas com vistas ao pleno funcionamento da representação brasileira, que inicialmente terá um encarregado de negócios e, mais adiante, o envio de um embaixador.
“O envio da missão reflete a decisão do governo brasileiro de normalizar as relações bilaterais, permitindo a retomada de tratativas com o governo venezuelano sobre os diferentes temas que compõem a agenda entre os dois países”, informou o Itamaraty.
A pasta destacou que o diálogo com a Venezuela, que tem extensa fronteira com o Brasil, na Região Norte, além de cooperação em diversas áreas, é fundamental para revitalizar a integração regional desejada pelo novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
As relações entre os dois países foram formalmente retomadas no dia 2 de janeiro, logo após a posse do novo governo.
- Brasil e Quênia defendem parcerias com China em meio a críticas do G7
- Reforma em Cuba não representa capitalismo, mas tentativa de contornar bloqueio dos EUA
- Guterres afirma que mundo não pode ignorar crise no Haiti
- Lula pede que Trump não interfira nas eleições brasileiras
- Lula e Zelensky discutem solução diplomática para conflito entre Ucrânia e Rússia
Fonte: Agência Brasil
