O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, se reuniu hoje (21) com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov. O encontro ocorreu à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, que ocorre em Nova York, nos Estados Unidos.
Segundo informações do Itamaraty, os “chanceleres reiteraram a preocupação com o impacto das sanções unilaterais sobre a segurança alimentar e energética global”. A Rússia está sendo alvo de sanções econômicos dos Estados Unidos e de países europeus, devido à invasão militar russa à Ucrânia.
Ainda de acordo com o Itamaraty, Carlos França recordou que o Brasil tem uma posição “em favor da solução diplomática que leve à paz duradoura na Ucrânia”.
O Itamaraty informou ainda que Brasil e Rússia celebram 194 anos de relações diplomáticas no dia 3 de outubro. “A parceria estratégica entre os dois países contribui para iniciativas de cooperação em C&T, energia, espaço e agricultura. Tratou-se do fornecimento de fertilizantes ao agronegócio brasileiro. A Rússia está entre os 15 maiores parceiros comerciais do Brasil e é o principal fornecedor de fertilizantes. Entre janeiro e agosto de 2022, o comércio bilateral já soma US$ 7,1 bilhões”, publicou o ministério, em seu perfil na rede social Twitter.
O chanceler brasileiro também se encontrou hoje com representantes de Camboja, El Salvador e Guiné-Bissau.
- Brasil e Quênia defendem parcerias com China em meio a críticas do G7
- Reforma em Cuba não representa capitalismo, mas tentativa de contornar bloqueio dos EUA
- Guterres afirma que mundo não pode ignorar crise no Haiti
- Lula pede que Trump não interfira nas eleições brasileiras
- Lula e Zelensky discutem solução diplomática para conflito entre Ucrânia e Rússia
Fonte: Agência Brasil
