Termina na próxima quarta-feira, dia 17/03, o prazo para inscrições à terceira etapa do programa CNH Social. Implantado pelo Governo de Goiás, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), ele oferece à população de baixa renda a oportunidade de tirar a primeira habilitação, adicionar ou mudar a categoria da Carteira Nacional de Habilitação gratuitamente. As inscrições podem ser realizadas exclusivamente pelo site www.detran.go.gov.br
Para se inscrever é necessário ter idade igual ou superior a 18 anos, saber ler e escrever e possuir cadastro ativo nos programas sociais do governo federal (CadÚnico). O interessado deve acessar o site www.detran.go.gov.br, clicar na aba “CNH Social” e preencher o formulário com as informações solicitadas.
Cada pessoa poderá se candidatar em apenas uma das modalidades do programa, dividido em Estudantil, Urbana e Rural. Nas duas primeiras etapas do programa, o Governo de Goiás investiu aproximadamente R$ 11 milhões (incluindo desembolso financeiro e isenção das taxas). Agora, a previsão é que sejam demandados investimentos de R$ 5,7 milhões.
Na modalidade Estudantil, poderão se candidatar jovens de 18 a 25 anos que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública estadual de Goiás. Para essa modalidade, um dos critérios de desempate será a nota média apurada pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás.
Nas modalidades Urbana e Rural poderão concorrer moradores de cidades e da zona rural, respectivamente. Eles devem saber ler e escrever, ter idade igual ou superior a 18 anos e atender aos critérios estabelecidos pelo Código Brasileiro de Trânsito e pela lei estadual 20.834/2020. Os candidatos à mudança ou adição de categoria não podem ter praticado, nos últimos 12 meses que antecedem à inscrição, infração de trânsito de natureza gravíssima, grave ou ser reincidente em média.
- 2º Portões Abertos do Graer celebra aquisição de novas aeronaves e aproxima população das forças de segurança
- Rede Hemo tem capacidade de atendimento ampliada em todo o estado
- Goiás Pelo Mundo é destaque em reunião do Conselho Estadual de Educação
- Montividiu do Norte tem agora campo sintético de futebol society
- Fiscalização interdita mercados clandestinos de combustíveis em Anápolis e Senador Canedo
Os contemplados recebem isenção de taxas como inclusão no Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica, agendamento de exame prático, exame médico e psicológico. Por meio de parcerias com os Centros de Formação de Condutores (CFCs), são oferecidos ainda o curso teórico de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes gratuitos.
Lista dos classificados sai dia 23
A lista com o nome dos classificados dentro do limite de vagas deve ser divulgada no dia 23 de março, exclusivamente, no site do Detran-GO. Por isso, é importante que os inscritos fiquem atentos para não correrem o risco de perder a oportunidade. Vale ressaltar que os candidatos que deixarem de realizar a matrícula on-line dentro de 15 dias após a publicação do resultado, automaticamente, perde a vaga.
Do total de vagas abertas, 5% são destinadas às pessoas com deficiência. Para acompanhar a demanda apresentada nas edições anteriores, 85% das vagas serão para quem deseja obter a primeira habilitação, 9% para adição e 6% para mudança de categoria.
Fonte: Detran-GO
Fonte: Portal Goiás
