Policiais penais participaram, na manhã desta quarta-feira (10), da Operação Sintonia Goiás, realizada em 21 municípios goianos por meio de coordenação do Ministério Público de Goiás (MPGO). Ao todo foram cumpridos 70 mandados de prisão preventiva e 38 de busca e apreensão contra membros de uma facção criminosa. A operação é realizada simultaneamente em outros 12 Estados, como São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
Segundo o MP, por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI), as investigações identificaram indivíduos envolvidos em crimes como tráfico, homicídios e furtos na modalidade “novo cangaço”.
Operação Sintonia Goiás
Em Goiás, as ordens judiciais estão sendo cumpridas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Guapó, Catalão, Três Ranchos, Itumbiara, Panamá, Morrinhos, Caldas Novas, Jataí, Mineiros, Planaltina de Goiás, Formosa, Novo Gama, Uruaçu, Mara Rosa, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, Quirinópolis, Edeia e Jaraguá.
A operação tem a participação de 246 policiais penais, sete delegados da Polícia Civil, 37 agentes, 84 policiais militares e servidores do MP.
Participação da Polícia Penal
Após o levantamento e mensuração de dados, foi apurado o envolvimento de detentos e supostos alvos fora do cárcere. Desta forma, a Polícia Penal realizou o compartilhamento de informações, colaborando com o êxito da operação.
Foram realizados cumprimento de mandado de busca e apreensão em 15 unidades prisionais. Os mandados foram cumpridos em desfavor de 34 custodiados em regime fechado, 17 com alvará de soltura, nove monitorados eletronicamente e 26 indivíduos soltos.
Saiba mais
Polícia Penal apresenta novo modelo de práticas de triagem
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)-Governo de Goiás
Fonte: Portal Goiás