overnador Ronaldo Caiado esteve no Jardim do Cerrado 9, em Goiânia, nesta terça-feira (05/03), para inaugurar o Colégio Estadual Ronaldo Ramos Caiado Filho, que tem capacidade para atender 1,5 mil estudantes. O Estado empregou R$ 7,5 milhões na construção da unidade de ensino.
“O QUE MAIS GOSTO DE FAZER É INAUGURAR ESCOLAS, POIS TENHO CERTEZA DE QUE ELAS VÃO MUDAR O ESTADO DE GOIÁS. DAQUI ALGUNS ANOS, MUITOS JOVENS TERÃO UMA PROFISSÃO E UMA VIDA MELHOR”, AFIRMOU EM DISCURSO.
Novo colégio
Caiado estava acompanhado da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, e do vice-governador Daniel Vilela, entre outras autoridades. Ele visitou as salas de aula, o laboratório de ciências e recebeu o carinho dos estudantes, que iniciaram o ano letivo de 2024 na nova estrutura.
A entrega atende a um pedido antigo da comunidade, que esperou mais de uma década para ter um colégio estadual deste porte. São 12 salas de aula, auditório, biblioteca e quadra poliesportiva coberta.
“OS PAIS TINHAM DE TIRAR OS FILHOS DAQUI E LEVAR PARA OUTROS BAIRROS. O JARDIM DO CERRADO JÁ CHEGAVA PRÓXIMO A 50 MIL HABITANTES E NÃO TINHA ESCOLA. EM 2020, FORMAMOS UMA PARCERIA E CONSTRUÍMOS A PRIMEIRA. HOJE ENTREGAMOS A SEGUNDA”, LEMBROU A SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO, FÁTIMA GAVIOLI.
Ela explicou ainda que o colégio foi construído no padrão século XXI, com arquitetura moderna e itens de acessibilidade. A diretora, Sara Bernardes, disse que a inauguração é “a concretização de um sonho”.
Mãe de uma aluna do 6° ano do ensino fundamental, a dona de casa Vanessa Rocha falou em nome dos pais de estudantes, destacando que o investimento traz dignidade aos alunos e à população em geral.
“NUNCA IMAGINARIA QUE NOSSOS FILHOS ESTARIAM EM UMA SALA DE AULA TÃO LINDA, NOVA E COM AR-CONDICIONADO. ISSO É QUALIDADE DE VIDA E QUALIDADE DE VIDA É MUITO IMPORTANTE PARA UM ALUNO. ESSA É UMA ESCOLA QUE VAI SERVIR ATÉ PARA OS MEUS NETOS”, CONCLUIU.
Homenagem
Durante a solenidade, o governador se emocionou com a homenagem póstuma ao filho, Ronaldo Ramos Caiado Filho, que dá nome à unidade de ensino. O evento foi realizado no mesmo dia em que o jovem, falecido em julho de 2022, completaria 42 anos, e reuniu amigos e familiares.
“É UMA AUSÊNCIA MUITO GRANDE. NO ANIVERSÁRIO, EU LIGAVA PARA CONVERSAR COM ELE LOGO CEDO”, AFIRMOU CAIADO. “PARECE QUE ESSE LOCAL FOI ESCOLHIDO A DEDO, POIS ELE GOSTAVA DE PAISAGENS COMO ESTA”, COMPLEMENTOU.
EM UMA MENSAGEM EM UM QUADRO DE ATIVIDADES, O CHEFE DO EXECUTIVO ESCREVEU: “TIVE A OPORTUNIDADE NOS MEUS MANDATOS DE INAUGURAR VÁRIOS COLÉGIOS, SEMPRE COM MUITA ALEGRIA E SABENDO O QUANTO É IMPORTANTE PARA OS NOSSOS JOVENS. MAS HOJE ESTA OBRA TEM UM SIGNIFICADO ESPECIAL, POIS LEVA O NOME DO MEU FILHO, QUE ESTÁ LÁ DE CIMA ME AJUDANDO A GOVERNAR. SEU NOME ESTÁ ETERNIZADO NESTA OBRA QUE VAI SOBREVIVER SÉCULOS E SÉCULOS”.
A advogada Anna Vitória Caiado, irmã de Ronaldo Filho, e a mãe dele, a professora Thelma Gomes, também acompanharam a agenda.
“ELE ESTÁ AQUI E CONTINUARÁ NA VIDA DE CADA ADOLESCENTE QUE PASSAR NESTA ESCOLA. ERA PREOCUPADO COM A EDUCAÇÃO E, PRINCIPALMENTE, COM AS REGIÕES QUE TÊM MAIS NECESSIDADE. JUSTAMENTE POR SER UMA ESCOLA EM UM BAIRRO QUE PRECISA DE UM OLHAR CUIDADOSO E AMOROSO DO PODER PÚBLICO, QUEM SABE O SEU NOME NÃO SERÁ UM INCENTIVO PARA QUE ISSO ACONTEÇA?”, PROJETOU TELMA.
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás