O Governo de Goiás leva uma série de serviços e orientações aos participantes da 77ª Exposição Agropecuária do Estado. Evento começa nesta quinta-feira (16/05) e segue até 26 de maio, no Parque Agropecuário de Goiânia.
A gestão estadual oferece atendimento diário, das 8h às 20h, no estande montado entre os pavilhões 9 e 10. Além de feira de produtos artesanais certificados e exposição sobre as Cavalhadas, há divulgação de informações sobre linhas de crédito, sanidade animal e vegetal, empreendedorismo e capacitação.
O estande do governo estadual reúne ações e projetos de dez órgãos estaduais:
- Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa),
- Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater),
- Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa),
- Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO),
- Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego),
- Goiás Fomento,
- Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds),
- Secretaria da Retomada,
- Secretaria da Cultura (Secult) e
- Secretaria de Segurança Pública.
Exposição Agropecuária
No espaço é possível ter acesso a informações sobre o Programa Estadual de Bioinsumos, Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã, Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) e outras iniciativas.
Além disso, o visitante pode tirar dúvidas sobre regularização fundiária, crédito rural, sanidade animal e vegetal, declaração de rebanho, comércio ilegal de mudas, cuidados para evitar introdução de pragas e doenças, bem como sobre os selos de inspeção municipal (SIM) e estadual (SIE).
Social
Para os interessados em empreender ou que buscam uma vaga no mercado de trabalho, o Goiás Social faz o encaminhamento para vagas de emprego (são 4 mil abertas em todo o estado, sendo 2.300 em Goiânia e região metropolitana), inscrições em cursos profissionalizantes gratuitos e oferece uma série de informações sobre o recém-lançado programa Impulso GO Pequenas Empresas, que concentra mais de R$ 1,3 bilhão de investimentos.
A oferta de minicursos de culinária goiana (chica doida, frango caipira, arroz carreteiro, tutu goiano, pamonhada de panela e galinhada com pequi) e atividades gamificadas no espaço do Goiás Social complementa a experiência, oferecendo oportunidades de aprendizado e entretenimento para quem passa pela Pecuária de Goiânia.
Durante todo o período da Pecuária, o Governo de Goiás também está divulgando o “Protocolo Todos Por Elas – Não é Não”. A ação busca difundir informações sobre a violência contra mulheres e meninas, sobretudo quanto à proteção, suporte e meios de denúncia. Equipes distribuem panfletos informativos ao público, além de realizar a colagem de adesivos nos banheiros dos estabelecimentos comerciais.
Operação Pecuária
Na área de segurança pública também existe um esforço concentrado para garantir tranquilidade ao público da feira. A Secretaria de Segurança Públicaestá coordenando a Operação Pecuária 2024, iniciativa que integra as polícias Civil, Militar e Científica, o Corpo de Bombeiros e demais órgãos da área.
O planejamento da Operação Pecuária 2024 prevê atividades de inteligência, patrulhamento ostensivo, abordagens, inspeções, resgates e outras ações dentro e fora do Parque Agropecuário.
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás