- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalZoológico de Brasília recebe fêmea de cateto criada como animal doméstico

Zoológico de Brasília recebe fêmea de cateto criada como animal doméstico

Tutores entregaram animal ao Ibama após ele apresentar sinais de agressividade

O Zoológico de Brasília recebeu uma nova integrante em seu plantel: Helena, uma jovem fêmea de cateto (Pecari tajacu), que foi entregue voluntariamente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) pelos antigos tutores.

Criada de forma ilegal desde filhote, a fêmea de cateto começou a apresentar sinais de agressividade, o que motivou a entrega ao órgão ambiental. O Ibama, por sua vez, encaminhou o animal ao Zoológico de Brasília para que ele pudesse receber os cuidados necessários.

Após a chegada, Helena passou por um período de quarentena e observação, no qual foi acompanhada por veterinários e biólogos para garantir a adaptação ao novo ambiente. Esse processo é fundamental para a saúde do animal e para garantir que não há riscos de transmissão de doenças para os outros animais do zoológico.

“A história de Helena é um exemplo dos desafios enfrentados na luta contra a posse ilegal de animais silvestres, que muitas vezes resultam em maus-tratos, já que esse animal não vive na condição em que deveria”, comentou o diretor-presidente do Zoológico, Wallison Couto.

Totalmente adaptada, Helena se juntou a dois companheiros de espécie: Pumba e Pepa, catetos que já viviam no Zoológico de Brasília. Os animais agora dividem um recinto especialmente preparado para eles, onde podem socializar e viver em segurança.

Por ser um animal com sinais de domesticação, Helena não tem condições de retornar à natureza. O Zoológico de Brasília reforça a importância de respeitar as leis ambientais e lembra que a posse de animais silvestres sem autorização é crime.

*Com informações do Zoológico de Brasília

Comentários

[wce_code id=1]
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -