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Ventiladores do Túnel de Taguatinga passam por teste

Avaliação verificou o funcionamento de 22 dos 52 aparelhos. O sistema de exaustão da passagem subterrânea será totalmente automatizado

Os ventiladores responsáveis pelo sistema de exaustão do Túnel de Taguatinga passaram pelo primeiro teste de funcionamento. Na tarde de ontem (28), 22 equipamentos foram avaliados, todos eles instalados no trecho que vai da altura da Avenida Comercial até a Elmo Serejo. A testagem dos outros 30 aparelhos, acomodados no restante da passagem subterrânea, depende da chegada de sete painéis de energia.

Dos 52 ventiladores instalados no Túnel de Taguatinga, 22 passaram pelo primeiro teste de funcionamento. São eles que vão garantir a qualidade do ar e a segurança na passagem subterrânea em casos de acidentes ou incêndios | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“Esse teste serviu para verificarmos o funcionamento dos ventiladores – o desempenho foi satisfatório – e para adequarmos a orientação do fluxo de ar”, comentou um dos engenheiros eletricistas do Túnel de Taguatinga, Renato Sales. “Alguns aparelhos estavam girando no sentido inverso ao desejado. Fizemos uma simples reprogramação de software e a direção foi ajustada.”

Assim como os demais equipamentos de segurança do Túnel de Taguatinga, os ventiladores serão controlados de forma automatizada. Sensores de fumaça vão aumentar ou diminuir a velocidade das pás conforme necessidade

A testagem feita em parte dos ventiladores só foi possível porque os primeiros quadros de energia do Túnel de Taguatinga começaram a ser instalados. Dos 14 painéis que vão alimentar os equipamentos do complexo viário, nove já estão devidamente posicionados na sala de comando.

Ao todo, o Túnel de Taguatinga terá 52 ventiladores. A qualidade do ar no lado sul da passagem subterrânea, sentido Avenida Elmo Serejo – Estrada Parque Taguatinga (EPTG), será garantida por 22 aparelhos. Já o lado norte terá 30 aparelhos. Isso porque os veículos irão trafegar contra a corrente de ar natural que entra pela extremidade da passagem. Daí a necessidade de um sistema de exaustão mais potente.

Assim como os demais equipamentos de segurança do Túnel de Taguatinga, os ventiladores serão controlados de forma automatizada. Segundo o subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização da Secretaria de Obras, Ricardo Terenzi, sensores de fumaça vão aumentar ou diminuir a velocidade das pás conforme necessidade.

“Se houver um engarrafamento intenso ou até um incêndio dentro do túnel, a rotação aumenta o suficiente para aspirar a fumaça e lançá-la para fora da passagem”, explica Terenzi. Três geradores darão autonomia de até 60 minutos para os ventiladores, em caso de interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Fonte: Agência Brasília

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