Detran-DF programou três ações com foco na segurança de quem pedala pelas vias públicas nesta segunda-feira (19)
Zélia Ferreira
(Brasília – 19/8/2024) – Em razão do Dia Nacional do Ciclista, comemorado em 19 de agosto, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal programou três ações educativas com foco na segurança de quem pedala pelas vias públicas do DF.
A primeira ação, das 5h30 às 8h, aconteceu na ciclovia de ligação da via Estrutural com a EPTG, na Rua do Jockey Clube: palestra do projeto Bike em Dia especial em homenagem ao Dia Nacional do Ciclista. Os ciclistas abordados foram orientados sobre a importância de observar cuidados com a manutenção da bicicleta e com a própria segurança enquanto transita pela cidade, como o uso de equipamentos obrigatórios e o respeito ao pedestre.
“Uma orientação simples que sempre damos aos ciclistas é que, sempre que houver ciclovia ou ciclofaixa, ele deve circular por elas. Quando não existir, pode andar no bordo direito da via, sempre no mesmo sentido do fluxo de veículo e nunca na contramão de direção. É muito importante também lembrar que o ciclista precisa respeitar o pedestre na faixa e sempre descer da bike para fazer a travessia na faixa de pedestre”, destaca o chefe do Núcleo de Campanha Educativa de Trânsito, Miguel Videl.
Das 10h às 11h30, as equipes de educação de trânsito estiveram na via de ligação da W3 Sul com a W3 Norte com uma atividade no formato de blitz educativa, onde os condutores foram parados e receberam material educativo com as principais recomendações de respeito ao ciclista que compartilham as vias com os veículos motorizados.
Programação noturna
Das 18h30 às 21h, será realizada palestra educativa com intervenções artísticas com os MCs do Trânsito Seguro, na ciclovia do Eixo Monumental, via S1, próximo à Torre de TV. Na ação, que integra o projeto Bike em Dia especial em homenagem ao Dia Nacional do Ciclista, os ciclistas recebem orientações sobre a manutenção de bicicletas e material educativo com os procedimentos que garantam mais segurança ao pedalar pelas vias, ciclovias e ciclofaixas.
Fonte: DETRAN – DF