Comenda homenageia personalidades que contribuem para um trânsito mais seguro e humano no DF
Valquíria Cunha
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, na tarde desta segunda-feira (22), a solenidade de outorga da Medalha Mérito Paz no Trânsito, em reconhecimento a civis e militares que se destacaram no apoio e na execução de ações voltadas à promoção da segurança viária e da cultura de paz no trânsito da Capital Federal.
A cerimônia foi realizada no Auditório Ulysses Guimarães da Universidade Paulista (Unip), na Asa Sul, e homenageou 87 personalidades. Esta foi a segunda edição da comenda, a primeira ocorreu em 2022.
Entre as autoridades presentes estavam: o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini; o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar; o subcomandante-geral da PMDF, coronel Fabrício Boechat de Camargos; o delegado-geral da PCDF, José Werick de Carvalho; o comandante-geral do CBMDF, coronel Moisés Alves Barcelos; o comandante militar do Planalto, general de Divisão Ricardo Piai Carmona; o chefe da Casa Militar, Nelson Pires Filho; o secretário de Ciência e Tecnologia, Rafael Vitorino; o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno José Andrade Gonçalves; o secretário-executivo de Finanças, Orçamento e Planejamento da SEEC-DF, Thiago Rogério Conde; o secretário-executivo de Relações Parlamentares do GDF, Maurício Antônio do Amaral Carvalho; o secretário de Estado Controlador-Geral do DF, Daniel Alves Lima; a juíza do TJDFT, Joelci Araújo Diniz; além de dirigentes do Detran-DF e representantes de diversas instituições.
Servidores, colaboradores, familiares e amigos também prestigiaram a solenidade.
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, destacou a importância da medalha como símbolo de união de esforços em prol da sociedade: “Vamos seguir de mãos dadas e que isso sirva de exemplo para outras esferas, para que possamos caminhar juntos e salvar vidas”, afirmou.
Em seu discurso, o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini, ressaltou a emoção de estar à frente da autarquia e a responsabilidade compartilhada entre as instituições: “Estou extremamente honrado por fazer parte desta casa, desta Autarquia, deste Governo. Agora, agraciado com esta medalha, sinto-me ainda mais responsável. O Detran cumpre seu papel com maestria, mas não existiria sem o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, a Polícia Militar, as demais forças de segurança Federal e todas as pessoas que aqui foram reconhecidas. É com essa união que buscamos zerar as mortes no trânsito do Distrito Federal”, destacou.
O evento foi concluído com a exibição de um vídeo institucional, produzido pela Assessoria de Comunicação do Detran-DF, que relembrou a trajetória da comenda. A apresentação teve a participação de Carla Barbosa e Monique Casado, com narração de Eduardo Vinha, todos servidores do Detran-DF de diferentes gerações.
Confira a lista de todos os agraciados na solenidade desta segunda-feira aqui.
Medalha Mérito Paz no Trânsito
Criada pelo Decreto nº 39.967, de 19 de julho de 2019 (alterado pelo Decreto nº 41.718/2021), a Medalha Mérito Paz no Trânsito do Distrito Federal tem como objetivo reconhecer pessoas e instituições que prestaram relevantes serviços à política de promoção da cultura de paz no trânsito.
Podem ser agraciados servidores públicos, militares, entidades e cidadãos que se destacam em iniciativas voltadas para um trânsito mais seguro e humano.
O design da medalha foi idealizado por servidores do Detran-DF, Carla Silva Barbosa, Márcia Pereira dos Santos, Margareth Gomes Mota e Ronaldo Yuji Sato, e executado pelo policial militar Sérgio Fábio de Araújo Andrade.
Confira o vídeo institucional exibido na solenidade: https://www.youtube.com/watch?v=0yRAxL3En9c
Fonte: DETRAN – DF