Atividades reforçaram a importância da responsabilidade no trânsito em diferentes regiões do DF
Eduardo Vinha
(Brasília, 1/09/2025) – Entre a sexta-feira (29) e o domingo (31), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promoveu diversas ações educativas em várias regiões administrativas, impactando diretamente cerca de 3.200 pessoas. As atividades buscaram sensibilizar condutores, pedestres, ciclistas e motociclistas sobre comportamentos seguros e a importância da conscientização coletiva para a redução de riscos no trânsito.
Na sexta-feira (29), as equipes atuaram em Sobradinho I, com a blitz educativa “Faixa de Pedestre”, que orientou 150 motoristas sobre respeito à travessia, uso do celular e riscos da combinação de álcool e direção. Em Taguatinga, o programa “Café na Faixa” reuniu 60 participantes em palestra sobre segurança na travessia de pedestres. No mesmo dia, o projeto “Entregadores de App” levou orientações a 50 ciclistas e motociclistas em Sobradinho I e II.
No Riacho Fundo II, o programa “Pneu Seguro” alcançou outros 50 condutores com aferição e dicas sobre manutenção de pneus.
Também na sexta, o Colégio Crescer, em Ceilândia, recebeu apresentações teatrais para 255 crianças de 2 a 3 anos, promovendo a conscientização desde a primeira infância.
Em Vicente Pires, o projeto Rolê Consciente sensibilizou 500 frequentadores de bares sobre os riscos da mistura de álcool e direção.Já no Paranoá, o programa Coletivo Responsável reuniu 70 motoristas de ônibus em palestras de segurança viária.
No sábado (30), o destaque foi o “Campeonato de Futevôlei Vibe”, no Cruzeiro, que reuniu 380 pessoas em atividades educativas com teatro, mímicos e bonecos artísticos.
Em Planaltina, o “Dia do Cooperar” contou com palestras sobre manutenção de pneus e comportamento seguro no trânsito, envolvendo 150 pessoas. Na Ceilândia, a “Caravana de Proteção Animal” atraiu cerca de 1.000 participantes, com orientações sobre transporte de pets.
No Gama Shopping, o programa “Detran nos Shoppings” reuniu 220 pessoas em palestras e intervenções artísticas.
O encerramento da programação ocorreu no domingo (31), com o “Detran nos Parques”, no Riacho Fundo I, que sensibilizou 180 pessoas, e com a “Rua do Lazer”, no Guará II, que mobilizou 200 moradores em atividades educativas e artísticas.
Segundo a diretora de Educação de Trânsito do Detran-DF, Ana Maria Moreira, a diversidade das ações buscou alcançar diferentes públicos e idades. “Nosso compromisso é salvar vidas por meio da conscientização. A educação no trânsito precisa ser contínua, acessível e próxima da realidade das pessoas”, destacou.
Fonte: DETRAN – DF