Pelo segundo dia consecutivo, as tendas de acolhimento montadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para atender pacientes com suspeita de dengue receberam mais de mil pessoas. Nesta quarta-feira (24), 1.153 pessoas buscaram assistência nos sete espaços inaugurados. Desde a implantação da primeira instalação, em 11 de abril, 8.653 pacientes foram atendidos.
Dos atendimentos das últimas 24 horas, 774 eram adultos e 379 crianças, sendo que 419 foram testados e apenas oito pessoas foram transferidas para outras unidades de atendimento devido à gravidade da doença.
Recentemente inaugurada, a tenda de Vicente Pires, localizada no estacionamento da unidade de pronto atendimento (UPA), atendeu 101 pessoas em busca de consultas e exames. A tenda com o maior número de assistências continua sendo a de Planaltina (219), seguida por Taguatinga (207), Ceilândia (169), Gama (156), Paranoá (156) e Guará (145).
Os espaços funcionam com estrutura semelhante à dos hospitais de campanha e estão estrategicamente posicionados próximos a hospitais regulares, unidades de pronto atendimento (UPAs) e unidades básicas de saúde (UBSs), a fim de garantir um atendimento mais rápido aos pacientes sintomáticos da doença e, consequentemente, reduzir a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).
Locais das novas tendas de acolhimento já instaladas
Funcionamento 24 horas
Gama: estacionamento do Hospital Regional do Gama (HRG)
Guará: em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) 1
Paranoá: estacionamento do Hospital da Região Leste (HRL)
Funcionamento diário, das 7h às 19h
Ceilândia: estacionamento do Hospital Regional de Ceilândia (HRC)
Planaltina: estacionamento do Hospital Regional de Planaltina (HRPl)
Taguatinga: estacionamento do ambulatório do Hospital Regional de Taguatinga (HRT)
Vicente Pires: estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
Fonte: Agência Brasília