- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalSistema de ar-condicionado no Hospital Regional do Gama passa por manutenção

Sistema de ar-condicionado no Hospital Regional do Gama passa por manutenção

O Fundo de Saúde do Distrito Federal descentralizou o valor de R$ 325.250,48 para a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) para a contratação de empresa especializada para realizar serviços continuados de operação, manutenção preventiva, corretiva, preditiva e assistência técnica do sistema de ar-condicionado do Hospital Regional do Gama (HRG).

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal tem o compromisso de garantir um atendimento de qualidade e condições adequadas para pacientes e profissionais da saúde em todas as unidades hospitalares da rede pública. “O GDF vem trabalhando continuamente para melhorar as condições dos hospitais e essa ação faz parte do nosso compromisso com a melhoria contínua da qualidade da saúde pública no DF”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

A unidade hospitalar, localizada no Setor Central do Gama, vai ter, após as intervenções, uma rede de climatização composta por equipamentos diversificados, mas uniformes em tecnologia, utilizando sistemas de expansão direta, que funcionam trocando calor diretamente entre o ar do ambiente e o fluido que faz a refrigeração. Esse modelo proporciona maior eficiência energética e precisão no controle de temperatura, essencial para um ambiente hospitalar. Entre os aparelhos que serão utilizados estão as Unidades de Tratamento de Ar (UTA), Condensadoras Remotas, Ares-Condicionados de Janela (ACJ), Hi-wall e Piso Teto.

Segundo Paulo Cesar, engenheiro da Novacap, o objetivo principal da contratação é garantir o pleno funcionamento do sistema, prolongando a vida útil dos equipamentos e minimizando os custos com manutenções corretivas. “O investimento busca evitar prejuízos ao erário e assegurar o conforto dos funcionários e usuários da unidade”, destacou.

O contrato prevê, além da manutenção, o fornecimento de peças sob demanda, materiais, mão de obra, ferramentas, insumos e a realização de serviços eventuais.

Como funciona?

O fluido refrigerante passa por tubos no ambiente e absorve o calor do ar, transformando-se em gás. Os ventiladores auxiliam na movimentação ou no resfriamento. Em seguida, o gás vai para uma parte externa, chamada condensadora, onde libera o calor e volta a ser líquido para reiniciar o processo.

A expansão direta é mais adequada para instalações de pequeno e médio porte. Por se tratar de um sistema comum, pode ser encontrado em vários tipos de aparelhos de ar-condicionado, como: ares-condicionados de janela, veiculares ou geladeiras domésticas.

*Com informações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap)

Fonte: Agência Brasília

Comentários

[wce_code id=1]
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -