Fotos: Sgt Wander/CCS
A Polícia Militar do Distrito Federal deu início a mais uma edição da Operação Ad Sumus na tarde desta quarta-feira (28). Desta vez, as regiões do Lago Sul, Setor de Embaixadas, Lago Norte e Varjão receberam o reforço de policiamento. A concentração dos policiais militares para a operação ocorreu na QI 15 do Lago Sul.
A operação, cujo nome em latim é composto pelos termos “Ad” (aqui) e “Sumus” (estamos), simboliza o compromisso contínuo da Corporação com a defesa da sociedade brasiliense, atuando de forma ininterrupta.
Antes de dar início à operação, a Comandante-Geral da PMDF, Coronel Ana Paula, fez questão de agradecer a todos os integrantes da Corporação, pois nesta semana, se comemora o Dia do Soldado. “Meu especial cumprimento a esses policiais aqui à minha frente, em uma semana em que comemoramos o Dia do Soldado. É um dia emblemático para nós; eu sei o que é a nossa missão, estou na Corporação há 30 anos, no entanto, minha admiração pelo policial militar vem de muito antes, desde a minha infância. Então, saibam o quanto cada um de vocês se entrega a cada dia para servir e proteger a sociedade. Nós nos doamos por pessoas cujos nomes sequer sabemos, cuja origem sequer conhecemos. Essa é a atividade do policial. E hoje, à minha frente, tenho homens e mulheres preparados para essa missão. Tenho total convicção de que eles irão às ruas para garantir dignidade ao cidadão de bem”, ressaltou a Comandante.
O objetivo da operação é intensificar a presença policial nas referidas regiões, utilizando um grande efetivo das unidades especializadas da PMDF, como o Bope, BPChoque, BPCães, Cavalaria, Rotam, Batalhão de Aviação Operacional, Batalhão de Trânsito, Batalhão de Policiamento Rural, entre outras. A operação visa reduzir os indicadores criminais e aumentar a sensação de segurança da população.
A operação contou com a presença do Administrador Regional do Lago Sul, Rubens Santoro, da Presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Brasília, Maria Celeste, do Secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, dos adidos policiais e militares do Paraguai, Peru, Guatemala e Honduras, do Chefe do Departamento de Operações, Coronel Wesley de Almeida e Santos, do Comandante do Comando de Missões Especiais, Coronel Carlos Eduardo Melo, do Comandante do 1º Comando de Policiamento Regional, Coronel Orlando Cassaro, do Comandante do 5º Batalhão, Tenente-Coronel Sérgio Carrera, entre outras autoridades militares e civis.
Fonte: PMDF