Na manhã desta segunda-feira (8), por volta das 10h, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) foi acionada pela Embaixada da Rússia para averiguar uma situação alarmante de uma possível bomba que teria sido instalada em um túnel sob a embaixada.
De acordo com informações preliminares, a embaixada recebeu uma ligação de uma pessoa que se identificou como ucraniano e, conversando em russo, afirmou que 2 toneladas de explosivos haviam sido plantadas em túneis sob a embaixada. Diante da gravidade da ameaça, os policiais militares do 5º BPM foram imediatamente ao local e acionaram a Operação Petardo, especializada em incidentes desse tipo.
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) iniciou uma varredura externa, enquanto a Polícia Federal (PF) foi chamada para colaborar na varredura interna. Juntos, com a ajuda dos cães especialistas do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), e do PATAMO realizaram uma minuciosa busca por explosivos.
Após horas de intenso trabalho e cautela, por volta das 12h50, a operação foi concluída sem a localização de qualquer explosivo. O alerta foi declarado falso, e a situação foi normalizada.
A PMDF reafirma seu compromisso com a segurança e tranquilidade da população, destacando a importância da rápida resposta e da cooperação entre as forças de segurança em situações de potencial ameaça.
Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF MUITO MAIS QUE SEGURANÇA
Fonte: PMDF