- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalRelatório faz diagnóstico da força de trabalho da Secretaria de Obras do...

Relatório faz diagnóstico da força de trabalho da Secretaria de Obras do GDF

A Secretaria de Economia (Seec), por meio da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep), apresentou, nesta segunda-feira (10), à Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (SODF) o relatório do Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT). O documento avalia tecnicamente as necessidades de pessoal da instituição, considerando diversos fatores como volume de trabalho, carga horária, atividades desenvolvidas, perfil profissional dos servidores, metas organizacionais e produtividade.

O trabalho faz parte de uma iniciativa que norteia a gestão de pessoas em órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), conforme dispõe o Decreto Nº 43.291, de 9 de maio de 2022. A metodologia já foi aplicada na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), no Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev) e no Arquivo Público do DF.

“Entregamos para a secretaria um estudo de toda a mão de obra, apontando os locais em que o aproveitamento dos recursos humanos pode ser melhorado”, explica o secretário executivo de Gestão Administrativa, Ângelo Roncalli. Ele afirma que o DFT é um instrumento de planejamento. “Quando o órgão pensa em fazer um concurso, por exemplo, precisamos ter um embasamento para suprir a vacância e necessidade de cada área do órgão. Precisamos ter cuidado na hora de decidir, porque o servidor vai ficar no órgão público por muitos anos. É preciso saber onde alocar essas pessoas corretamente”.

O secretário de Obras, Valter Casimiro, comemorou o recebimento do relatório. “Receber esse estudo é muito importante. É um instrumento valioso para a Secretaria de Obras, para o GDF e também para o servidor, pois retrata a realidade do órgão de maneira clara e atualizada, com dados e informações relativos aos processos de trabalho, à qualificação dos servidores e à disponibilidade de pessoas de forma sistematizada”.

Para a responsável pela Diretoria de Dimensionamento da Força de Trabalho da Seec, Mirian Beneton Valim, a adoção do levantamento ajuda também na definição das competências que serão exigidas, assim como reflete positivamente nos custos do Estado. “O dimensionamento da força de trabalho no serviço público é ferramenta essencial para a excelência dos serviços ofertados à população. O novo manual busca, ainda, otimizar e valorizar o trabalho do servidor por meio da gestão participativa e humanizada”.

*Com informações da Seec

 

Fonte: Agência Brasília

Comentários

[wce_code id=1]
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -