Moradores do Paranoá, Itapoã, São Sebastião e Jardim Botânico, área identificada como Região Leste de saúde do DF, estão convidados a participar, neste sábado (22), da campanha de combate e conscientização sobre a hanseníase. A ação ocorre na Unidade Básica de Saúde 3 do Paranoá Parque, das 7h às 12h.
“A gente vai acolher todo mundo que chegar”, explica a gerente de Áreas Programáticas de Atenção Primária à Saúde da Região Leste, Verônica Lobo. Uma equipe de profissionais estará à disposição para tirar dúvidas, fazer os testes e orientar os pacientes, adianta a gerente.
A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele. É causada pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae). Entre os sintomas estão fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais com alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; e diminuição da força muscular.
A doença tem cura e o tratamento é oferecido nas unidades básicas de saúde (UBSs).
*Com informações da Secretaria de Saúde
- Festa Junina do Instituto Inverso celebra cultura, inclusão e economia solidária
- Cine Brasília celebra o Dia do Orgulho LGBTQIA+ com exibição de 'Labirinto dos Garotos Perdidos'
- Gestores públicos de Saúde discutem aprimoramento do SUS
- Blitz retira motos barulhentas das ruas de Ceilândia
- GDF investe quase R$ 2 milhões na construção de novas calçadas no Riacho Fundo II
Fonte: Agência Brasília
