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Público poderá escolher os nomes de dois moradores do Zoológico de Brasília

Escolha dos nomes dos dragões-barbudos reforça ações de educação ambiental

O Zoológico de Brasília convida o público a escolher os nomes de dois dragões-barbudos da espécie Pogona vitticeps. Os répteis, que são machos, chegaram há um ano à instituição após serem apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Para promover a educação ambiental, o Zoológico de Brasília convida o público a escolher os nomes dos dois répteis.

Com aparência única, os dragões-barbudos chamam a atenção pelas escamas que formam uma espécie de “barba” sob o pescoço – característica que inspirou seu nome popular. Originários das regiões áridas da Austrália, os dragões-barbudos são animais dóceis, curiosos e fascinantes de observar.

Desde a chegada há um ano, os dois dragões-barbudos estão sob os cuidados da equipe técnica da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, em um recinto especialmente preparado para garantir conforto e bem-estar. A equipe estima que os dois dragões-barbudos tenham pouco mais de um ano de vida.

Com aparência única, os dragões-barbudos chamam a atenção pelas escamas que formam uma espécie de “barba” sob o pescoço – característica que inspirou seu nome popular | Foto: Divulgação/Zoológico de Brasília

“Eles se adaptaram bem ao ambiente do Zoológico de Brasília, onde recebem cuidados diários, como alimentação adequada, banho de sol e enriquecimento ambiental. Agora, no frio, dormem com aquecedores para manter uma boa temperatura corporal”, explica a coordenadora de Répteis, Anfíbios e Artrópodes, Raiany Cristine Cruz da Silva.

Com o objetivo de estimular a participação do público e de promover a educação ambiental, o Zoológico de Brasília convida a sociedade a escolher os nomes dos dois dragões-barbudos. Nesta quinta (26), o público poderá enviar sugestões de nomes no post sobre os dragões-barbudos na página do Zoológico no Instagram e, na sexta-feira (27), será aberta a votação pública no próprio Instagram da instituição. Os nomes escolhidos serão divulgados no dia 30.

“A interação com o público é importante para aproximar os brasilienses da fauna silvestre e ajudar a despertar o interesse pela conservação ambiental”, explica o diretor-presidente do Zoológico de Brasília, Wallison Couto.

“Também colaboramos com a criação de um vínculo afetivo entre o público e os animais, o que estimula a criatividade, promove o engajamento e transforma a visita ao zoológico em uma experiência ainda mais educativa e significativa, finaliza o gestor.

*Com informações da Fundação Jardim Zoológico de Brasília

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