Em sessão solene nesta quarta-feira (11), no plenário da Casa, o servidor da Controladoria-Geral do Distrito Federal Marcelo Herbert de Lima recebeu o título de Cidadão Benemérito de Brasília. Marcelo, que está cedido à Câmara Legislativa desde 2019, coordenou a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Casa, entre outras inicitivas de modernização administrativa e de fiscalização. O título, concedido aos nascidos no Distrito Federal foi entregue a pedido da deputada Paula Belmonte (Cidadania), contando também com as assinaturas dos deputados Robério Negreiros (MDB) e Pastor Daniel de Castro (PP).
“É estranho falar aqui sem estar trabalhando. Agradeço a confiança, trabalhei duro para poder ter essa honra. Eu me sinto uma pessoa muito rica, tenho uma ótima família e um ótimo emprego. Amo ser servidor público, amo servir a população”, externou o homenageado, que hoje ocupa o cargo de secretário-geral da Comissão de Fiscalização, Gestão, Transparência e Controle (CFGTC), colegiado presidido por Paula Belmonte.
As homenagens ao Marcelo Herbert exaltaram suas atividades e inovações trazidas ao DF e à Casa. Belmonte ressaltou o trabalho de excelência feito pela CFGTC, incluindo o Observatório Cidadão, ferramenta de controle social, desenvolvida por Marcelo, que permite o acompanhamento dos gastos do governo local, trazendo mais transparência e possibilitando a análise e avaliação das políticas públicas.
“Talvez Brasília não tenha noção do que foi feito por um servidor, simplesmente, ganhando seu salário em contribuição para a cidade. A homenagem ao Marcelo é uma homenagem a todos os servidores, que vem construindo esse trabalho de excelência no DF”, disse a deputada.
Homenagens
Felipe de Lima, filho de Marcelo, subiu emocionado à tribuna para estender a homenagem a seu pai: “A grandeza do trabalho do meu pai é gigante. O curioso é que dentro de casa ele é humilde. Fala das suas atividades como algo cotidiano. Ele é uma pessoa que entende o que é ser servidor, o que é servir a população”.
As qualidades de Marcelo também foram destacadas por colegas de trabalho. “O que tentamos mostrar hoje, pela Elegis, é que temos na CLDF uma elite administrativa. Marcelo é um símbolo muito absoluto desta excelência”, pontuou Jane Marrocos, diretora da Escola do Legislativo (ELEGIS).
Hamilton Ruggieri Ribeiro, coordenador de Unidades de Controle Interno da Controladoria Geral, que foi nomeado no mesmo concurso que Marcelo, em 1995, falou sobre as habilidades do colega com a fiscalização.
“Marcelo ao longo dos anos contribuiu de forma significativa papa o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade, e sua trajetória é um exemplo de dedicação ao serviço público. Sei que em vários lugares desta Casa tem um pedaço dele. Que esse título seja então um marco de reconhecimento por todas suas contribuições para com o DF e inspire ainda mais pessoas a seguir seu exemplo”, disse Hamilton.
Trajetória
Marcelo Herbert de Lima, nascido no dia 9 de abril de 1969, tem hoje 55 anos e é servidor público de carreira desde 1995. Dentre os cargos que ocupou, ressalta-se o de Controlador Geral do Distrito Federal, Coordenador do Observatório do Gasto Público, Subsecretário de Controle Interno e Secretário-Adjunto de Gestão Administrativa.
Há cinco anos Marcelo faz parte do quadro da CLDF, como servidor cedido. Ocupou na legislatura anterior o cargo de Coordenador de Modernização e Informática, e atualmente ocupa o cargo de secretário-geral da Comissão de Fiscalização, Gestão, Transparência e Controle (CFGTC).
Marcelo é casado com Rafaela Araújo Ratton, também auditora de Controle Interno, e pai de dois filhos: Felipe de Lima, 22 anos, e Henrique de Lima, 4 anos.
Fonte: Agência CLDF