- PUBLICIDADE -
InícioLegislativoCLDFOrquestra utiliza arte para incentivar consciência ambiental

Orquestra utiliza arte para incentivar consciência ambiental

A Orquestra de Sucata levou música e sustentabilidade para a galeria do espelho d’água da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), nesta terça-feira (1). A banda paulista confecciona instrumentos musicais por meio da reutilização de materiais como garrafas pet e de vidro, tampinhas, chaves, galões e peças de veículos automotivos. Os artistas transformaram um tanque de combustível em baixo, uma porta de carro em metalofone e um escapamento em guitarra, entre outros exemplos. As músicas são composições autorais sobre reciclagem.

“Para além da música, a orquestra traz uma consciência ambiental, que também é uma bandeira desta Casa de leis. Nós temos um comitê gestor de sustentabilidade”, enfatizou a presidente do Conselho Curador de Cultura da CLDF, Jane Marrocos. Ela também ressaltou a presença dos alunos do Centro de Ensino Fundamental Bonsucesso, de Planaltina. Os jovens participaram da apresentação musical e também do projeto Conhecendo o Parlamento, que aproxima a sociedade do poder legislativo. “A educação transforma. E a educação com arte vai mais longe”, defendeu a presidente.

“É um espetáculo que fala sobre a importância do descarte correto do lixo, da reciclagem, da sustentabilidade, em prol da preservação do meio ambiente e do desenvolvimento da conscientização ambiental”, explica Jozene Noal, uma das diretoras e fundadoras do grupo. A apresentação foi transmitida pela TV Câmara Distrital.

O show da Orquestra de Sucata iniciou as comemorações do aniversário de 65 anos de Brasília na CLDF. As celebrações vão incluir shows e exposições na Casa.

 

 

A orquestra

A apresentadora e cantora Rosa Alice Casais conta que o projeto começou em Santa Maria, no Rio Grande do Sul: “Nós dávamos aulas de música em escolas públicas e muitos alunos não tinham condições de comprar os instrumentos. Então, pensamos em uma alternativa”. Eles começaram pela percussão, com latas, baldes e panelas. Em seguida, inseriram flautas com cano de PVC. Depois, foram para São Paulo, onde de fato nasceu a Orquestra de Sucata.

A cantora deixa um recado importante: “Eu aprendi com o meu trabalho que cuidar do meio ambiente não depende dos outros. Eu mesma tenho que começar, eu tenho que ter atitude. Eu tenho que querer fazer a mudança no ambiente em que vivo e no planeta”.

A banda está em turnê no Distrito Federal, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pará, com apoio do Ministério da Cultura (Lei de Incentivo à Cultura) e patrocínio da Toyota. No DF, a Orquestra de Sucata fará mais sete apresentações em escolas na Ceilândia. A agenda completa pode ser conferida no instagram @orquestradesucata.

Fonte: Agência CLDF

Comentários

[wce_code id=1]
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -