- PUBLICIDADE -
InícioLegislativoCLDFMudança do nome da Estação 108 Sul é tema de debate na...

Mudança do nome da Estação 108 Sul é tema de debate na segunda-feira (14)

A Câmara Legislativa do Distrito Federal inicia a próxima semana com uma audiência pública já na manhã de segunda-feira (14/4). O assunto: a alteração do nome da estação de metrô 108 Sul para “Estação Enfermeira Anna Nery”. Aberto ao público em geral, o debate acontece a partir das 10h na Sala de Comissões Pedro de Souza Duarte, na sede da CLDF.

A proposta foi apresentada pela deputada Dayse Amarilio (PSB), por meio do projeto de lei nº 1.394/2024, e é uma homenagem à primeira enfermeira voluntária do Brasil e patrona da Enfermagem no País. 

“É oportuno destacar que a Estação da 108 Sul serve de referencial para a mais nova sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen)”, acrescenta a parlamentar, que é enfermeira obstetra. O prédio – localizado na 208/209 sul, onde antes ficava a Casa d’Itália e o Teatro Goldoni – foi batizado de “Edifício Enfermeira Anna Nery” e será inaugurado este ano. 
 

 

Dayse Amarilio ressalta que a ideia da alteração do nome da estação de metrô partiu de representantes da categoria de Enfermagem, destacadamente, o presidente do Cofen, Manoel Neri. Desde o ano passado, o conselho regional da profissão no DF (Coren/DF) tem se mobilizado para a concretização da proposta, tendo se reunido, inclusive, com o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana do DF (Semob), Zeno Gonçalves, em busca de apoio.

Crivo popular

De acordo com a Lei nº 4.052/2007, a mudança de nomes de logradouros e monumentos públicos no Distrito Federal deve ser submetida a consulta popular e ter aprovação da população. Daí a realização da audiência pública na próxima segunda-feira.

A proposta em debate promete vozes e argumentos dissonantes. É o que sinaliza a presidente do Conselho Comunitário da Asa Sul, Patrícia Carvalho. Ela reconhece o mérito de Anna Nery, mas pondera que a alteração do nome da estação pode criar “uma confusão na cabeça das pessoas”, tanto dos moradores como dos turistas, por afetar a “lógica dos endereços” de Brasília, em especial na área tombada. “Se cada estação receber o nome de uma pessoa diferente, as pessoas vão começar a ficar perdidas”, avalia. 

Já o presidente do Cofen, Manoel Neri, acredita que a iniciativa vai ajudar a consolidar “a imagem e o protagonismo da Enfermagem na sociedade e no pensamento coletivo”. “Agradeço à deputada Dayse Amarílio por acolher a nossa sugestão e peço que as lideranças, os profissionais e os estudantes de Enfermagem do DF falem com os demais deputados distritais, para que aprovem o projeto e estabeleçam o nome da primeira enfermeira do Brasil no coração de Brasília”, afirmou em nota publicada no site do conselho.

Quem foi Anna Nery

Pioneira da enfermagem no Brasil, Anna Justina Ferreira Nery (Bahia,1814 – Rio de Janeiro, 1880) prestou serviços voluntários em hospitais militares de Assunção, Corrientes e Humaitá, durante a Guerra do Paraguai. 

 

 

Com recursos próprios, montou na casa em que morava na capital paraguaia, sitiada pelo Exército brasileiro, uma enfermaria, que funcionou até o final da guerra.

Sua dedicação lhe rendeu várias condecorações, e a primeira escola oficial de enfermagem de alto padrão no Brasil – fundada por Carlos Chagas em 1923 – recebeu seu nome.

Fonte: Agência CLDF

Comentários

[wce_code id=1]
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -