Nesta quarta-feira (15), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) entrega o título de Cidadão Honorário de Brasília ao ministro Antônio Carlos Ferreira. Ele é membro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cerimônia começa às 19h, no plenário da CLDF.
A honraria é uma iniciativa do deputado Chico Vigilante (PT), em conjunto com os ex-deputados Arlete Sampaio e Agaciel Maia, que exerciam o mandato em 2022. Os parlamentares foram autores do projeto de decreto legislativo 271/2022. A proposta foi aprovada pela CLDF em setembro de 2024.
O título de cidadão honorário é concedido a pessoas que nasceram em outras unidades da federação e prestaram relevantes serviços à população do Distrito Federal. O ministro nasceu em São Paulo em 1957 e graduou-se em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) em 1981. Ele dedicou a maior parte de sua carreira à Caixa Econômica Federal, onde trabalhou por 32 anos, sendo mais de 27 anos como advogado da instituição.
Em 2011, Antônio Carlos foi nomeado para o STJ, para vaga destinada a membro da advocacia, após indicação em lista sêxtupla pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e em lista tríplice pelos ministros da própria corte. Em 2024, o magistrado tomou posse também como ministro do Tribunal Superior Eleitoral para o biênio de 2024 a 2026, nas vagas reservadas a membros do STJ.
Esta será a terceira cidadania honorária do magistrado. Ele já foi agraciado com o título de Cidadão do Estado de Rondônia (em 2023) e de Cidadania Piauiense (em 2024).
Para assumir o cargo no STJ, Antônio Carlos passou por sabatina no Senado Federal, onde falou sobre a própria trajetória:
“Construí minha vida ao lado de minha família, ao mesmo tempo em que o Brasil reconstruía a sua, ao tempo em que a nação reconquistava a democracia, a liberdade e consolidava suas instituições. Já como advogado, vi chegar ao fim o período de exceção, graças à luta estoica do povo brasileiro. Assisti à instauração de uma Assembleia Nacional Constituinte, reconstrução do Estado Democrático de Direito e sua afirmação pelos direitos sociais e pela igualdade.
Desenvolvi minha carreira como advogado na Caixa Econômica Federal, que é uma instituição profundamente vinculada às mais legítimas aspirações da população brasileira e que desempenhou e desempenha papel relevante nas transformações para melhor ocorridas no país como agente fomentador de várias políticas públicas. Nesses 32 anos na Caixa, trabalhei intensamente e dediquei os meus melhores esforços na defesa dos interesses da instituição e do interesse público, na busca pelo direito, na solução das questões jurídicas, no esforço pela redução da litigiosidade, enfim, no labor cotidiano que absorve os advogados.
Renunciei a outras pretensões, mas não me arrependo. Chego a esse momento com o sentimento do dever verdadeiramente cumprido como advogado e como cidadão, e estou feliz por isso. Valeu o esforço de minha parcela de contribuição para a construção de um futuro melhor para o nosso país. Mas resta muito ainda por fazer, visando à consolidação de um Brasil socialmente desenvolvido”.
A cerimônia será transmitida pela TV Câmara Distrital, nos canais 9.3 (aberto), 11 (Claro) e 9 (Vivo), e no YouTube.
Serviço
Sessão solene: Outorga de título de Cidadão Honorário de Brasília ao senhor Antônio Carlos Ferreira
Data: 15/10/2025, quarta-feira
Horário: 19h
Local: plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Fonte: Agência CLDF