- PUBLICIDADE -
InícioLegislativoCLDFFilmes exibidos na Mostra Brasília indicam descentralização do cinema feito no DF

Filmes exibidos na Mostra Brasília indicam descentralização do cinema feito no DF

Dois filmes exibidos na noite desta quinta-feira (18), na Mostra Brasília, de diretores que têm trajetórias no audiovisual relacionadas a locais fora do Plano Piloto, dão uma medida da descentralização do cinema produzido no Distrito Federal. Além disso, vários títulos que concorrem ao 27º Troféu Câmara Legislativa, apresentados ao longo desta semana, são rodados em regiões que extrapolam os limites geográficos do DF.

A intensidade dos aplausos ao final de cada exibição de curtas e longas-metragens brasilienses é ainda fator que indica o vigor do cinema produzido no Distrito Federal. Foi assim, ontem, no Cine Brasília, por exemplo, após o filme Dois Turnos, dirigido por Pedro Leitão.

Diretor do curta-metragem ficcional, que acompanha um entregador de aplicativo no auge da pandemia, o jovem cineasta – “vindo da periferia do DF” – disse que faz filmes desde os 16 anos de idade no P Sul, bairro da Ceilândia. Ao subir ao palco para apresentar a equipe, também agradeceu ao 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e à Câmara Legislativa “por receber os realizadores e artistas com essa estrutura”.

Na mesma sessão, foi apresentado o longa-metragem A Última Noite da Rádio, de Augusto Borges, que se apresenta como “roteirista, diretor e editor de Ceilândia”. No filme de ficção, o personagem interpretado por Leonardo Vieira, após deixar a prisão, decide refazer os passos do irmão desaparecido.
 

Equipe do longa A Última Noite da Rádio (Foto: Carolina Curi/Agência CLDF)

Borges já recebeu o Troféu Câmara Legislativa de melhor montagem, em 2022, pelo curta Plutão não é tão longe daqui, do qual foi codiretor. E teve o curta-metragem Wander Vi no 48º Festival de Gramado, em 2020. “Foi o primeiro filme da Ceilândia a ser selecionado para esse importante festival”, comemora.
 

Equipe do curta Três (Foto: Carolina Curi/Agência CLDF)

A programação do penúltimo dia da Mostra Brasília – parte da programação oficial do 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – contou ainda com Três, estreia de Lila Foster na direção. Emocionada, ao lado da equipe do curta-metragem, ela agradeceu à comissão de seleção do Troféu Câmara Legislativa.

Nesta sexta-feira (19), três filmes do DF encerram a Mostra Brasília. Na Sala Vladimir Carvalho do Cine Brasília, as produções são apresentadas às 18 horas e debatidas às 21h15. Há sessões também no Complexo Cultural Planaltina, às 15 horas, e em unidades do SESC do Gama e Ceilândia, às 19h45.
Quem perder a exibição de hoje tem ainda uma chance – já que os vencedores do Troféu Câmara Legislativa serão conhecidos amanhã no final da tarde no SESC 504 Sul, e reexibidos no domingo a partir das 11 horas do dia seguinte. Todos os locais têm entrada franca.

Fonte: Agência CLDF

Comentários

[wce_code id=1]
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -