A Câmara Legislativa do Distrito Federal celebrou, na tarde de terça-feira (13), a reinauguração do Setor de Documentação e Arquivo (Seda), departamento responsável por armazenar, preservar e democratizar o acesso aos documentos da Casa. A reforma da unidade unifica e otimiza a gestão de todos os arquivos legislativos, desde os registros analógicos produzidos a partir de 1991, ano de fundação da CLDF, até os mais recentes em formato digital.
Ao longo de mais de trinta anos, o setor passou por um intenso processo de modernização para acompanhar a complexidade e velocidade da produção documental. Além de melhorar as condições do ambiente profissional dos servidores da Casa, a reestruturação do espaço amplia o atendimento ao público que solicita informações da CLDF e adequa a unidade às novas legislações, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e a Lei de Acesso à Informação (LAI).
Durante a solenidade, o deputado Martins Machado (Republicanos) destacou a riqueza de informações armazenadas no Seda. Em seu discurso, também ressaltou a importância do trabalho realizado pelos servidores do setor para preservar o acervo documental da Casa. “Vocês são guardiões, estão protegendo a história da CLDF. Isso é muito importante”, enfatizou o parlamentar.
Desafios

Segundo Ricardo Sanches, chefe do Setor de Documentação e Arquivo, a reforma da unidade, idealizada há vários anos e iniciada em legislaturas anteriores, enfrentou desafios significativos, com momentos de expectativa seguidos pela falta de recursos que impediam sua concretização. “Nesse meio tempo, tivemos vários dissabores. Não tinha dinheiro, não tinha recurso. Por fim, agora, essa Mesa Diretora conseguiu fazer com que todos os nossos anseios se realizassem.”
Sanches frisou, ainda, que a modernização da unidade é um passo significativo para fortalecer a democracia e aumentar a confiança da população no legislativo. “O interesse da administração pública é democratizar o acesso à informação, dar mais transparência a população e dignidade ao cidadão que merece ter seus impostos convertidos e ser bem recebido”, salientou.
O deputado Roosevelt Vilela (PL) citou as precárias condições de infraestrutura que anteriormente afetavam a unidade, como problemas de ventilação, a presença de mofo e a dificuldade de acesso ao espaço devido aos elevadores defeituosos. O parlamentar também expressou otimismo quanto ao futuro do setor após a reforma. “Agora, teremos uma condição melhor para receber a população. É esse o nosso grande intuito, que a população se sinta acolhida e bem representada”, ressaltou.
Acervos

O Setor de Documentação e Arquivo (Seda) da CLDF oferece acesso aos seus acervos a qualquer cidadão interessado em realizar pesquisas, estudos ou em conhecer o trabalho legislativo por meio da Lei de Acesso à Informação. Além disso, o Seda mantém no YouTube um arquivo audiovisual da CLDF, contendo gravações de sessões plenárias e outros eventos legislativos realizados na Casa.
Fonte: Agência CLDF