Nesta terça-feira (18), a Câmara Legislativa recebeu o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado Marcelo Santos (Podemos). O parlamentar foi recepcionado na casa pelo presidente da CLDF, o distrital Wellington Luiz (MDB). Na ocasião, discutiram formas de aprimorar a produção legislativa e a gestão pública das respectivas casas.
“Nós lideramos o ranking das casas legislativas mais transparentes do Brasil”, apontou Santos. Ele detalhou que a CLDF encabeça o pódio, seguida pela Ales. “Isso é fruto de muito trabalho, de uma gestão moderna e eficiente liderada pelo deputado Wellington, seus pares e colaboradores deste poder legislativo”, comentou.
“A gente sabe que não é fácil presidir uma casa legislativa, enfrentamos inúmeros desafios”, refletiu Wellington. O parlamentar traçou similaridades entre os dois lugares, inclusive de dimensão populacional: a população do ES é de quase 4 milhões, enquanto a do DF soma cerca de 3 milhões. “O Espírito Santo é um estado maravilhoso e nós enquanto brasileiros temos muito orgulho de suas características”, enalteceu o distrital.
Wellington disse que a troca de conhecimento entre instituições similares pode inspirar ações da Câmara Legislativa. Em viagem recente à Goiânia, por exemplo, comitiva distrital descobriu exemplos bem-sucedidos da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Santos, por sua vez, destacou um caso emblemático do pioneirismo da Ales: a casa tornou-se a primeira Assembleia 100% digital do país, em 2018, quando lançou a Ales Digital. Já a CLDF aderiu ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI!), no qual tramitam processos administrativos, em 2019, e lançou o Sistema de Processo Legislativo Eletrônico (PLE) no ano seguinte. Ainda em 2020, a Câmara realizou a primeira sessão remota.
Para alinhar projetos e ideias, Wellington anunciou que irá à Assembleia Legislativa do ES ainda esse ano, no segundo semestre. “Tenho certeza absoluta de que essa parceria já deu certo e juntos vamos fazer muito tanto pelo Distrito Federal quanto pelo Espírito Santo”, sintetizou.
Fonte: Agência CLDF